E logo depois da estreia oficial do Linux 6.5 neste final de semana, o kernel GNU Linux-Libre 6.5 foi lançado para aqueles que buscam 100% de liberdade para seus PCs. Este kernel é para quem deseja construir um computador 100% gratuito e que não inclua nenhum código proprietário. Conheça o GNU/Hurd.
O projeto GNU Linux-libre anunciou o lançamento e disponibilidade do kernel GNU Linux-libre 6.5 para aqueles que buscam 100% de liberdade para seus computadores GNU/Linux e amantes da liberdade de software.
Baseado na recém-lançada série de kernel Linux 6.5, o kernel GNU Linux-libre 6.5 está aqui para retrabalhar a limpeza do driver iwlwifi para refletir a reformulação dos nomes dos blobs nele e ajustar os scripts de limpeza para dar conta do ARM limpo. dts que foram movidos na árvore “fonte”.
O kernel GNU Linux-libre 6.5 também limpa a variedade usual de novos arquivos dts que declaram dependências em blobs binários, atualiza a limpeza dos drivers amdgpu, adreno, rtl8xxxu e x86 touchscreen, bem como dos documentos atomisp, e limpa novos drivers para rtw8851b e o alto-falante TAS2781.
Kernel GNU Linux-Libre 6.5 lançado para quem busca 100% de liberdade para seus PCs
Fora isso, esta versão vem com todos os novos recursos e melhorias, bem como os drivers novos e atualizados que foram incluídos na série upstream do kernel Linux 6.5. No entanto, o kernel GNU Linux-libre NÃO vem com componentes não-livres, como faz o kernel upstream.
O kernel GNU Linux-libre é direcionado aos amantes da liberdade de software e aos puristas do Linux que desejam construir um computador GNU/Linux 100% livre, sem quaisquer drivers ou códigos proprietários. Você pode baixar os tarballs compactados da versão mais recente agora mesmo no site oficial.
Pacotes binários prontos para uso para distribuições baseadas em Debian (DEB) e Red Hat (RPM) podem ser encontrados no projeto Freesh e no RPM Freedom. O kernel GNU Linux-libre pode ser instalado em praticamente qualquer distribuição GNU/Linux juntamente ou como um substituto para o kernel padrão.