A Apple não é uma empresa conhecida por preços acessíveis. Mas, isso pode mudar em breve, pelo menos para um produto. Informações apontam que a Apple estaria trabalhando em um MacBook acessível para rivalizar com os Chromebooks.
Os Chromebooks e o MacBook em desenvolvimento da Apple
Os Chromebooks cresceram e exerceram uma influência considerável no setor educacional. Graças ao seu baixo custo, proveniente da execução do Chrome OS centrado na nuvem, eles se tornaram bastante populares nas escolas. Você pode obter ótimas opções de Chromebook por menos dinheiro do que gastaria em um laptop Windows ou MacBook.
A Apple aparentemente percebeu essa realidade do mercado, já que um novo relatório sugere que a empresa poderia lançar uma nova linha de MacBooks para competir com os Chromebooks.
De acordo com um relatório da Digitimes Android (Via: Android Authority) citando fontes da indústria, a Apple está trabalhando em uma nova série de MacBook de baixo custo voltada para o setor educacional e visando principalmente os Chromebooks como seus rivais. Este laptop será lançado como uma linha separada do MacBook Air e do MacBook Pro.
Quanto ao que permitiria à Apple atingir um preço mais baixo, a nova linha de laptops poderia continuar usando uma caixa de metal, mas feita de materiais diferentes. Espera-se também que outras componentes sejam centradas no orçamento.
O relatório qualifica o que foi dito acima, observando que os principais fornecedores da Apple ainda não mostraram sinais de atividade industrial. Como a Apple segue um ciclo de desenvolvimento de nove meses para passar do desenvolvimento à produção em massa, o mais cedo que o laptop poderá ser lançado será no segundo semestre de 2024.
Entrada no mercado educacional
O interesse aparentemente renovado da Apple no mercado educacional faz sentido. O setor do ensino fundamental e médio dos EUA é lucrativo pós-pandemia, onde a procura por educação online cresceu e permaneceu em níveis mais elevados. Além disso, familiarizar os alunos com um sistema operacional é uma base sólida para futuras oportunidades de produtos.
A Apple já atingiu esse mercado com o iPad, mas desde então cedeu terreno aos Chromebooks graças ao seu custo mais baixo e facilidade de uso nos casos de uso educacional previstos. Resta saber como a empresa desenvolverá este MacBook de baixo custo e se pretende vender o produto fora dos EUA.
O novo notebook teria que reduzir significativamente o preço do MacBook Air M1 de 13 polegadas mais barato (atualmente custa US$ 999) para justificar sua existência em primeiro lugar. Dependendo das especificações, você pode obter Chromebooks de última geração na faixa de preço inferior a isso ou superiores, enquanto os Chromebooks voltados para a educação normalmente têm como alvo a faixa de preço é extremamente inferior. A Apple terá que descobrir seriamente como reduzir os preços para conquistar o setor educacional.