Os rumores de que o iPhone 12 emite altos níveis de radiação começam a tomar proporções maiores. A Apple teve que negociar esta semana com a França, que obrigou a empresa a suspender todas as vendas de unidades do iPhone 12 e até anunciar um recall devido a preocupações com esses padrões de radiação. No entanto, mesmo a Apple negando as acusações, outros países europeus parecem concordar com a França. Agora, surge uma nova informação. Em meio a essa situação, a Apple supostamente teria pedido a seus funcionários que mantivessem silêncio sobre os níveis de radiação do iPhone 12.
Apple mantendo silêncio sobre preocupações com radiação do iPhone 12
De acordo com um novo relatório do Bloomberg (Via: 9to5Mac), a Apple aconselhou sua equipe de suporte técnico a não fornecer qualquer informação quando os consumidores perguntarem sobre os riscos de radiação. Os trabalhadores foram instruídos a dizer que “não têm nada para compartilhar”.
Além disso, os funcionários também foram orientados a reforçar que os telefones não podem ser devolvidos ou substituídos duas semanas após a compra. “Os clientes que perguntam se o telefone é seguro devem responder que todos os produtos da Apple passam por testes rigorosos para garantir que são seguros, de acordo com as orientações”.
Segundo o regulador francês, os dispositivos iPhone 12 excedem os limites legais de exposição à radiação. O ministro digital e das telecomunicações da França alertou a Apple para lançar uma atualização de software para reduzir os níveis de radiação emitidos pelo iPhone 12. Caso contrário, o aparelho será banido do país.
Claro, a Apple afirma que o iPhone 12, assim como qualquer outro de seus aparelhos, passou por rigorosos testes de segurança que certificam que o aparelho é seguro para os consumidores. Ao mesmo tempo, a empresa acaba de descontinuar o iPhone 12 na terça-feira após o anúncio do iPhone 15, mas a França também está preocupada com as pessoas que já compraram o telefone.
Mais países se juntam à França contra a Apple
Enquanto a Apple tenta lidar com a situação em França, outros países preparam-se para confrontar a empresa tecnológica com alegações semelhantes. Grupos de defesa dos direitos dos consumidores na Alemanha e em Espanha já expressaram preocupações sobre os níveis de radiação do iPhone 12, enquanto o regulador da Bélgica já confirmou que está “revisando potenciais riscos para a saúde” relativos ao dispositivo.
O iPhone 12 foi anunciado em outubro de 2020 com quatro versões diferentes: o iPhone 12 mini, 12, 12 Pro e 12 Pro Max. A Apple não vende mais nenhum desses modelos oficialmente, embora você ainda possa encontrá-los em outras lojas.