Microsoft Edge vigia sua atividade de navegação no Chrome

Microsoft Edge vigia sua atividade de navegação no Chrome

Espionagem em cima de espionagem? Por trás de tudo, o lucro com publicidade parece falar mais alto. Edge da Microsoft e Chrome do Google não medem esforços por uma mercadoria valiosíssima: suas informações pessoais. Tanto assim que a Microsoft Edge vigia sua atividade de navegação no Chrome, mas com um simples recurso, é possível parar esse processo.

Um navegador espionando outro? Certamente que não! No entanto, se você estiver usando o Google Chrome e o Microsoft Edge, o navegador da Microsoft pode estar pegando todo o seu histórico de navegação do Chrome toda vez que você iniciá-lo.

Se você decidiu pular do Firefox para o Chrome, do Edge para o Firefox, do Opera para o Edge ou qualquer outra combinação, provavelmente terá aproveitado a opção para importar histórico de navegação, senhas salvas e assim por diante. Mas você provavelmente não quer que essa comunicação entre navegadores continue indefinidamente. Veja como verificar se essa troca sorrateira de dados está acontecendo em segundo plano e como pará-la, se estiver.

Microsoft Edge vigia sua atividade de navegação no Chrome

Microsoft Edge vigia sua atividade de navegação no Chrome

Embora possa parecer loucura, essa espionagem é uma extensão da funcionalidade de importação de dados que tantos navegadores da Web incluem para simplificar o processo de mudança de um para outro. A Microsoft provavelmente imaginou um cenário em que alguém está executando dois navegadores em paralelo enquanto decide qual usar em tempo integral – e (mais ou menos) faz sentido ter dados de navegação compartilhados nessa situação para facilitar a comparação e o contraste enquanto você pula para frente e para trás durante os testes.

Mas também é um pesadelo de privacidade, especialmente para quem tem preocupações sobre o compartilhamento de dados entre um produto do Google e um produto da Microsoft. Há uma configuração pouco conhecida no Edge que controla isso, e foi trazida à atenção recentemente por Roland Waddilove do RAWinfopages:

Uma atualização recente do Edge deu a ele a capacidade de copiar tudo do Chrome sempre que ele é aberto. Eu uso o Edge ocasionalmente e sempre que ele abria, notei que, além da página inicial, ele também abria uma nova aba com o conteúdo ligado. Eventualmente, percebi que era a última página que eu tinha aberto no Chrome.

Depois de um mergulho nas Configurações, Waddilove compartilhou sua descoberta e detalhes de como parar o compartilhamento:

  • No Edge, faça uma visita ao edge://settings/profiles e vá para Import browser data;
  • Localize a opção Importar dados de navegação em cada inicialização do navegador e clique no botão Editar preferências ao lado dele;
  • Em seguida, você pode clicar no botão Desativar para desativar toda a sincronização ou usar as alternâncias para desabilitar opções individuais.

Fonte