Geany 2.0 vem com melhorias na interface do usuário e suporte ao Meson. Esta versão também introduz um novo recurso “Histórico de alterações” no editor e suporte para tipos de arquivos AutoIt e GDScript.
Geany 2.0 foi lançado como uma atualização importante para este IDE (Integrated Development Environment) de código aberto rápido e leve baseado em GTK que suporta muitos tipos de arquivos como C, Java, PHP, HTML, Python, Perl e Pascal, realce de sintaxe, conclusão de código e outros recursos.
Geany 2.0 foi desenvolvido nos últimos dois anos e introduz suporte experimental para o sistema de compilação Meson, um novo recurso de “histórico de alterações” no editor, suporte para tipos de arquivos AutoIt e GDScript e suporte para cores amigáveis ??com tema escuro para compilador mensagens.
A nova versão também vem com várias melhorias na interface, como uma nova visualização em árvore por padrão, uma nova opção que permite exibir símbolos em uma árvore de símbolos que não possui grupos de categorias, uma nova opção para mostrar apenas finais de linha se eles forem diferentes do padrão do arquivo e uma caixa de diálogo de confirmação em Pesquisar e Substituir para toda a sessão.
A interface do Geany também recebeu uma implementação aprimorada de filtragem de árvore de símbolos, criação simplificada de novos projetos a partir de diretórios existentes com fontes, comprimento do rótulo da guia configurável e comprimento do título da janela, bem como a capacidade dos comandos “Ir para o símbolo” para mostrar a lista de assinaturas.
Geany 2.0 vem com melhorias na interface do usuário e suporte ao Meson
O suporte ao tipo de arquivo também foi aprimorado no Geany 2.0, que apresenta suporte aprimorado para o formato de arquivo ctags, configurações atualizadas de tipo de arquivo PHP, Nim, Kotlin e Python, estilos de cabeçalho markdown para o cabeçalho completo, a capacidade de sincronizar muitos analisadores do Universal Projeto Ctags, bem como preenchimento automático aprimorado para C/C++ e algumas outras linguagens suportadas.
Fora isso, esta versão divide os “dados da sessão” em session.conf e geany.conf, adiciona novamente a capacidade de rolar pelas guias do documento, corrige a colorização de palavras-chave na alteração do tipo de arquivo, corrige a ordem dos arquivos de inicialização ao colocar guias ao lado do atual e adiciona suporte para os componentes de edição de código-fonte Scintilla 5.3.7 e Merriam 5.2.7.
Para leitura extra, você pode conferir o changelog completo na página GitHub do projeto, de onde você também pode baixar o Geany 2.0 como um tarball de origem, se desejar compilá-lo a partir das fontes. Você também pode instalar o Geany como um aplicativo Flatpak do Flathub ou dos repositórios de software da sua distribuição.