O GitHub, conhecido como a principal plataforma global para desenvolvedores impulsionada por IA, revelou que a comunidade brasileira está entre as principais colaboradoras de projetos de IA generativa na plataforma, ocupando a sexta posição no ranking global. O relatório anual do GitHub, o State of the Octoverse, em sua 11ª edição, destacou que o Brasil agora possui mais de 4,3 milhões de desenvolvedores na plataforma, tornando-se a quarta maior comunidade do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, Índia e China.
Em 2023, o Brasil registrou um aumento de 30% de usuários no GitHub. O relatório prevê que, com base nas 10 principais comunidades de desenvolvedores, o Brasil se tornará a terceira maior comunidade no GitHub até 2028. Esse crescimento é atribuído à expansão do GitHub Sponsors na região, um programa que permite que a comunidade apoie financeiramente as pessoas e organizações que projetam, constroem e mantêm projetos open source, bem como ao investimento contínuo do governo em inclusão digital e conectividade no Brasil.
A IA generativa evoluiu rapidamente em 2023, de um campo especializado para uma tecnologia convencional. Isso resultou em uma explosão de atividades de open source, com o GitHub se tornando um centro para desenvolvedores criarem e experimentarem projetos open source de IA generativa em 2023. Houve um crescimento de 248% em comparação a 2022, com 65.000 projetos públicos criados na plataforma.
Kyle Daigle, COO do GitHub, expressou seu entusiasmo ao ver cada vez mais desenvolvedores brasileiros na plataforma trabalhando com IA e experimentando a criação de aplicativos baseados em IA, contribuindo para a próxima era de inovação global de software.
Além das comunidades de open source, desenvolvedores individuais e empresas também estão criando software no GitHub. A plataforma registrou um aumento de 26% em novos usuários e um aumento de 38% no número de repositórios privados em 2023. Neste ano, a plataforma totalizou 420 milhões de projetos e 4,5 bilhões de contribuições.
Outros destaques do relatório incluem:
- Com 20,2 milhões de desenvolvedores e um aumento de 21% no crescimento de desenvolvedores em relação ao ano passado, os Estados Unidos continuam sendo a maior comunidade de desenvolvedores do mundo.
- Até 2027, espera-se que o número de desenvolvedores na Índia ultrapasse o dos Estados Unidos.
- Os países da África tiveram as populações de desenvolvedores que mais cresceram globalmente: a Nigéria aumentou em 45% ano a ano, enquanto Gana e Quênia aumentaram em 41% ano a ano.