Cloudflare anuncia design de servidor de última geração com benefícios que vão de servidores 1U para 2U. Há dois anos, a Cloudflare lançou sua frota de servidores “Gen 11” construída em torno dos processadores AMD EPYC Milan e na sexta-feira a empresa começou a falar sobre seus próximos designs de servidores “Gen 12” que em breve serão implementados em seus data centers para alimentar isso amplamente. infraestrutura web usada.
O blog da Cloudflare costuma abrigar muitos insights técnicos interessantes desta empresa líder da web. Embora a Cloudflare tenha aproveitado há muito tempo designs de servidores 1U, com seus servidores Gen12 eles estão migrando para um design 2U devido aos maiores requisitos de energia/térmicos dos processadores de servidor de última geração da AMD e Intel.
Cloudflare anuncia design de servidor de última geração com benefícios que vão de servidores 1U para 2U
A Cloudflare ainda não disse publicamente se está usando Intel Xeon Scalable de 4ª geração ou AMD Zen 4 (Gênova/Gênova-X ou Bergamo), mas na postagem do blog de sexta-feira eles observaram que com seus serviços Cloudflare eles notaram a expansão para 128 núcleos/256 tópicos. Eles também notaram um ponto ideal de TDP da CPU em torno de 340 Watts. Com escalabilidade para até 128 núcleos/256 threads, não seria nenhuma surpresa se eles adotassem um design AMD EPYC “Bergamo” que hoje apresenta 128 núcleos/256 threads com modelos como o EPYC 9754.
Devido aos TDPs de CPU mais altos, eles encontraram benefícios ao passar do formato 1U para 2U, pois em seus racks eles têm mais espaço disponível do que os racks. Ao optar por um layout 2U com seus servidores Gen 12, eles estão migrando para ventiladores maiores, dissipadores de calor maiores para ajudar na dissipação de calor e desfrutando de menos impedância de ar e espaço para mais aceleradores / GPUs / placas complementares conectados a PCIe.
Eles observaram ainda em sua postagem no blog sobre os benefícios do 2U:
“Simulações térmicas fornecidas pelos fornecedores da Cloudflare mostraram que 4 ventoinhas de 60 mm ou 4 ventoinhas de 80 mm com menos de 40 Watts por ventoinha são suficientes para resfriar o sistema. Isso representa uma economia teórica de pelo menos 150 Watts em comparação com 8 ventoinhas de 40 mm em um design 1U, o que resultaria em economias significativas de despesas operacionais (OPEX) e um aumento na melhoria do TCO. Mudar para um formato 2U também nos dá o benefício de utilizar totalmente nosso orçamento de energia de rack e nosso espaço de rack, e oferece amplo espaço para a adição de aceleradores / GPUs conectados a PCIe, incluindo opções de fator de forma de slot duplo.
…
Pode parecer contra-intuitivo, mas nossas observações indicam que aumentar o chassi do servidor e utilizar mais espaço por nó na verdade aumenta a densidade do rack e melhora o benefício geral do TCO em relação às implantações da geração anterior, uma vez que permite um melhor design térmico. Estamos muito satisfeitos com o resultado desta investigação de prontidão técnica e estamos trabalhando ativamente na validação de nossos servidores Gen 12 Compute e no lançamento deles em produção em breve.”
Será interessante ver como eles especificaram seus servidores Gen 12 e outros detalhes técnicos a serem publicados em breve. Pelo menos a partir dos detalhes publicados até agora, é provável que eles tenham optado pelo Bergamo da AMD, enquanto suas postagens de acompanhamento deveriam fornecer mais detalhes.