Samsung e Google estão trabalhando juntas para lançar uma tecnologia de áudio 3D. Esta solução desafiará o Dolby Atmos e outras tecnologias de áudio 3D. Conhecido como Immersive Audio Model and Formats (IAMF) (Modelo e formatos de áudio imersivo) o padrão está quase pronto.
A tecnologia IAMF
A tecnologia IAMF é uma solução de áudio 3D. O objetivo é trazer áudio envolvente para o público mainstream. E fará isso criando dispositivos capazes de decodificar e utilizar dados de áudio 3D. Mas essa é a ponta do iceberg. Há muito mais no modelo e nos formatos de áudio imersivo, que são bastante interessantes. E você pode aprender tudo sobre tecnologia neste explicador detalhado.
O que é áudio imersivo?
Você precisa primeiro ter uma ideia adequada do áudio imersivo ou envolvente. Basicamente, o áudio envolvente dá vida ao menor ruído e som ambiente do conteúdo. Faz você se sentir no local, permitindo ouvir o áudio além do estéreo à direita e à esquerda.
É um dos fatores cruciais que você precisa verificar para obter a melhor experiência possível com seu sistema de home theater. Sem áudio envolvente, as telas capazes de proporcionar uma visualização envolvente não farão muita coisa. E com modelos e formatos de áudio envolvente, a Samsung e o Google estão aqui para oferecer a experiência de áudio 3D de última geração.
O que são modelos e formatos de áudio imersivos?
Com modelos e formatos de áudio imersivos, o Google e a Samsung desejam levar o áudio 3D aos consumidores convencionais. Embora o áudio espacial seja um recurso revolucionário, ele não chegou à maioria das configurações de home theater. Afinal, nem todos os dispositivos de áudio domésticos são capazes de traduzir dados de áudio 3D.
Agora, não é difícil obter sistemas de home theater com recursos de áudio envolventes. Há um bom número de opções acessíveis por aí. Mas a maioria dessas opções acessíveis não possui recursos avançados de decodificação de áudio 3D. Essa incapacidade resulta em áudio com detalhes limitados.
A nova norma está prestes a ser a solução para esse tipo de problema. Isso permitirá que os fabricantes de áudio habilitem a decodificação de áudio 3D em seus dispositivos. Além disso, abre a porta para os fabricantes ajustarem a capacidade de decodificação para configurações de áudio doméstico. Assim, com modelos e formatos de áudio imersivo, suas barras de som, alto-falantes e outros sistemas de áudio podem usar o sinal de áudio 3D em sua plenitude. O que é mais importante é que o padrão é de código aberto. Esta natureza do padrão o torna ideal para fabricantes que não desejam pagar nenhuma taxa de licenciamento.
Como funcionam o modelo e os formatos de áudio imersivo?
O padrão da Samsung e do Google oferece três recursos cruciais. Cada trabalho aprimora a experiência de áudio 3D e faz com que o áudio envolvente funcione bem em diferentes sistemas. Aqui está uma breve descrição de cada um desses três recursos: Áudio personalizável; Efeitos de áudio e análise de cena baseados em IA; Som Vertical.
O áudio 3D começou a se tornar um aspecto importante para obter uma experiência de conteúdo redefinida. E o trabalho conjunto do Google e da Samsung em prol de um padrão de código aberto é uma grande novidade. Isso tornará o áudio envolvente mais acessível. Ao fazer isso, a visualização do conteúdo será mais agradável.