Depois de 2 nm TSMC lançará os chips de 1,4 nm com nova nomenclatura

samsung-pretende-aumentar-producao-de-chips
chips

A TSMC nem lançou a tecnologia de 2nm para os seus chips ainda e já está planejando os próximos passos na diminuição dos nós. Faz apenas alguns dias que soubemos que TSMC mostrou resultados de testes da Apple para um chip de 2 nm, e a empresa já está discutindo a próxima geração, usando um processo de 1,4 nm.

TSMC lançará os chips de 1,4 nm com nova nomenclatura

Um tanto confuso, a TSMC está mudando do prefixo N que usava no passado para um prefixo A, o que significa que os chips de 1,4 nm serão rotulados como A14, o mesmo nome Apple deu ao chip de 5 nm usado na linha do iPhone 12.

depois-de-2-nm-tsmc-lancara-os-chips-de-14-nm-com-nova-nomenclatura

De 3 nm a 2 nm: O chip A17 Pro usado no iPhone 15 Pro e Pro Max, assim como o chip M3 nos Macs mais recentes, usam um processo de 3 nm. Veremos variantes desse processo usadas nos dispositivos iPhone 16 Pro do próximo ano.

A TSMC pretende avançar para um processo de 2 nm para o chip previsto para o iPhone 17 Pro em 2025.

A TSMC confirmou que seu trabalho em chips de 2 nm está “progredindo bem e no caminho certo para produção em volume em 2025, e será a tecnologia de semicondutores mais avançada da indústria em densidade e eficiência energética quando for introduzida”.

O Financial Times (Via: 9to5Mac) informou no início desta semana que a TSMC já compartilhou dados de teste com a Apple.

A TSMC, que domina o mercado global de processadores, já mostrou os resultados dos testes de processo de seus protótipos “N2” – ou 2 nanômetros – para alguns de seus maiores clientes, incluindo Apple e Nvidia, de acordo com duas pessoas com conhecimento direto das discussões. .

Chips TSMC de 1,4 nm

Em um tweet de uma apresentação da TSMC, o consultor de semicondutores Dylan Patel diz que o processo de 1,4 nm a seguir será denominado A14. A empresa já havia indicado (foto superior) que poderíamos esperar ver isso em 2026, mas agora evita fornecer um prazo, afirmando apenas que está “em desenvolvimento”.

Dado que a Apple é o cliente mais importante da TSMC, parece estranho que o fabricante de chips tenha escolhido um esquema de nomenclatura que conflita de forma confusa com os nomes dos processadores do iPhone e iPad. Um comentarista sugeriu que isso poderia ser um problema para a Intel, cujo chip mais avançado em desenvolvimento atual é conhecido como 18A.