Armbian Linux já está disponível para computadores Raspberry Pi 5

Armbian 24.5 tem suporte a Orange Pi 5 Pro e Radxa ROCK 5 ITX
Armbian

O sistema operacional Armbian Linux já está disponível para computadores Raspberry Pi 5. O projeto Armbian anunciou que sua distribuição ARM baseada em Debian / Ubuntu agora está disponível para computadores de placa única Raspberry Pi 5 com suporte para os ambientes Cinnamon, GNOME, Xfce, KDE Plasma e i3.

Este é um verdadeiro presente de Natal para os fãs do Raspberry Pi, pois agora eles podem instalar uma distribuição GNU/Linux totalmente otimizada no computador Raspberry Pi 5, baseada na série de sistemas operacionais Debian GNU/Linux 12 “Bookworm” ou Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish).

“Graças à flexibilidade do Armbian Build Framework, adicionamos a capacidade de construir imagens de servidor e desktop para o Raspberry Pi 5”, disse o Armbian Linux em um post no X.
A compilação Debian está disponível com os ambientes de desktop GNOME, Xfce e Cinnamon pré-instalados. Por outro lado, as imagens baseadas no Ubuntu estão disponíveis com os ambientes de desktop KDE Plasma, GNOME, Xfce e Cinnamon, bem como com o gerenciador de janelas de mosaico i3.

Edições mínimas e CLI (linha de comando) também são fornecidas para os sabores Debian Bookwork e Ubuntu Jammy sem um ambiente gráfico. Estes são direcionados para aqueles que criam um sistema Armbian personalizado para seus dispositivos Raspberry Pi 5 com um ambiente gráfico diferente, ou sem um.

Armbian Linux já está disponível para computadores Raspberry Pi 5

Ao executar o Armbian pela primeira vez, você será solicitado a inserir uma senha root (administrador do sistema), escolher um shell (Bash ou ZSH), criar um nome de usuário padrão, conectar-se a uma rede Wi-Fi (se disponível), bem como definir o idioma do sistema e o fuso horário. Tudo isso é feito em um ambiente de modo texto.

Armbian Linux já está disponível para computadores Raspberry Pi 5

As compilações do Raspberry Pi 5 são baseadas na versão mais recente do Armbian Linux 23.11, que chegou no mês passado em 29 de novembro de 2023, com suporte para a série de kernel Linux 6.6 LTS, suporte para novos dispositivos, gerenciadores de login adaptáveis para todos os ambientes gráficos suportados e outras mudanças.

Sem mais delongas, se você quiser instalar o Armbian Linux no seu computador Raspberry Pi 5, você pode baixar as imagens pré-construídas agora mesmo do site oficial. Todas as imagens pré-construídas são alimentadas pela série de kernel Linux 6.1 LTS suportada a longo prazo, mais especificamente pelo kernel Linux 6.1.68.

Além da imagem do KDE Plasma baseada no Ubuntu 22.04 LTS, todas as outras imagens pré-construídas não inicializam na área de trabalho. A equipe Armbian está investigando os problemas e atualizarei a história novamente quando receber a notícia deles.

Atualização 2: Armbian corrigiu todas as imagens da área de trabalho após o meu relatório. Eu atualizei o artigo com uma captura de tela da imagem baseada no Debian com a área de trabalho Xfce.