A distribuição Linux Fedora 40 parece utilizar a randomização de endereço MAC WiFi para melhor privacidade. Entre os recursos recém-propostos para o Fedora 40 está permitir a randomização de endereços MAC WiFi por padrão para produzir melhor privacidade do usuário.
Aguardando aprovação pelo Fedora Engineering and Steering Committee (FESCo), o Fedora Linux 40 está procurando empregar “stable-ssid” para randomização de endereço MAC padrão para conexões de rede WiFi gerenciadas pelo NetworkManager.
NetworkManager com a configuração “stable-ssid” é capaz de fornecer randomização de endereço MAC. O modo de operação “stable-ssid” gerará um endereço MAC estável baseado no SSID da rede e semeado também pela chave por host de /etc/machine-id e /var/lib/NetworkManager/secret_key e um identificador de rede por interface.
Fedora 40 parece utilizar a randomização de endereço MAC WiFi para melhor privacidade
A esperança com essa mudança é melhorar ainda mais a privacidade do usuário, com algumas operadoras de rede e anunciantes rastreando endereços MAC para coletar informações sobre movimentos do usuário e padrões de uso do dispositivo.
“Essa alteração melhora a privacidade do usuário, abordando a questão do método de rastreamento de endereço MAC usado por operadores de rede e anunciantes para coletar dados sobre os movimentos dos usuários e padrões de uso do dispositivo. Ao randomizar endereços MAC, o Fedora reduz o potencial para esse tipo de vigilância passiva, melhorando assim a privacidade individual. Ele alinha o Fedora com recursos focados em privacidade presentes em outros sistemas operacionais modernos. O endereço MAC gerado no modo é derivado do SSID da rede, uma chave por host (de e ) e um identificador por interface. stable-ssid/etc/machine-id/var/lib/NetworkManager/secret_key
“
Mais detalhes sobre esta proposta de alteração para o Fedora 40 através da Wiki do Fedora. O Fedora 40 pretende ser lançado até o final de abril.