Desemprego: Unity cortará 25% da força de trabalho sob o comando do ex-CEO da Red Hat

Desemprego: Unity cortará 25% da força de trabalho sob o comando do ex-CEO da Red Hat

A onda de cortes no setor de tecnologia começa com forma em 2024. Desta vez, o desemprego afeta a empresa Unity, focada em jogos, que cortará 25% da força de trabalho sob o comando do ex-CEO da Red Hat. A empresa de software de videogames Unity está demitindo um quarto de sua força de trabalho, confirmou em um documento da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC).

As demissões afetarão “aproximadamente” 1.800 funcionários, e a empresa disse que os cortes estão acontecendo “à medida que se reestrutura e se concentra em seu negócio principal, e para se posicionar para um crescimento lucrativo e de longo prazo”.

A Unity disse que atualmente não pode estimar razoavelmente os custos associados à demissão, principalmente relacionados à transição de funcionários, pagamentos de indenização e benefícios de funcionários, mas espera que eles sejam “substanciais” e se desenrolem durante o primeiro trimestre de 2024.

No comando de Unity, cujo kit de ferramentas de software é usado por nomes como Pokémon Go, Cuphead, Heartstone, Hollow Knight e outros jogos populares, está o ex-CEO da Red Hat, James M Whitehurst. Whitehurst entrou em outubro do ano passado.

Desemprego: Unity cortará 25% da força de trabalho sob o comando do ex-CEO da Red Hat

Desemprego: Unity cortará 25% da força de trabalho sob o comando do ex-CEO da Red Hat

Whitehurst está atuando como CEO interino depois que a empresa renegou a promessa de nunca cobrar taxas por instalação dos desenvolvedores para jogos criados com suas ferramentas, o que, na verdade, equivalia a cobrar royalties por cada venda de um jogo.

A medida enfrentou tanta reação que a Unity reverteu a decisão.

Esperava-se que o tamanho da taxa de instalação chegasse a 20 centavos, mas variava dependendo das circunstâncias. A política revisada determinou que as Taxas de Tempo de Execução se aplicassem apenas a jogos feitos usando Unity Pro ou Unity Enterprise, também fossem criadas ou atualizadas para a próxima versão principal do Unity lançada em 2024, atingissem um limite de receita bruta de US$ 1 milhão no ano passado e ganhassem 1 milhão de compromissos iniciais vitalícios.

Unity já pode ter feito uma rodada de cortes sob Whitehurst. Em novembro, a empresa disse que cortaria 265 empregos, que podem ou não ser incluídos no total de 1.800 detalhados no documento da SEC.