Quando o assunto são os malwares, temos centenas deles sendo distribuídos diariamente, para que os cibercriminosos façam cada vez mais vítimas. Os sistemas de detecção da Kaspersky descobriram uma média de 411 mil arquivos maliciosos todos os dias, com um aumento de quase 3% em 2023 se comparado ao ano anterior.
Alguns tipos específicos de ameaças também aumentaram, como os ataques abusando de documentos maliciosos do Microsoft Office, que cresceram 53%. Além disso, os cibercriminosos também passaram a focar em táticas mais perigosas, como a utilização de backdoors para invadirem as redes corporativas sem serem detectados. Essas informações são do Boletim de Segurança Kaspersky: Estatísticas do Ano, que traz o cenário de evolução das ciberameaças. Confira os principais ataques e como se proteger.
De acordo com o novo relatório da Kaspersky, quase 125 milhões de arquivos maliciosos foram bloqueados pelos sistemas da empresa em 2023 no total. O Windows continua como principal alvo desses ciberataques, sendo a plataforma-alvo de 88% dos malware encontrados diariamente. As famílias de malware disseminadas por meio de scripts e diferentes formatos de documentos estão entre as três principais ameaças, representando 10% de todos os arquivos maliciosos identificados diariamente.
Os especialistas da Kaspersky verificaram também um aumento diário significativo (53%) de malware disfarçados de vários documentos – por exemplo, Microsoft Office, PDF etc. – que registraram um total próximo de 24 mil arquivos.
O tipo de malware mais difundido continua sendo o trojan. Porém, houve um aumento notável no uso de backdoors, que registravam 15 mil arquivos detectados por dia em 2022 e subiram para 40 mil bloqueios em 2023.
Para se manterem protegidos, a Kaspersky recomenda:
- Não baixe nem instale aplicativos de fontes não oficiais, também não clique em links ou anúncios online desconhecidos.
- Crie senhas fortes e únicas, incluindo uma mistura de letras maiúsculas e minúsculas, números e pontuação, e ative a autenticação de dois fatores dos serviços online.
- Instale sempre as atualizações. Algumas delas podem conter correções de problemas críticos de segurança.
- Utilize uma solução de segurança robusta adequada à sua estrutura, como o Kaspersky Premium, ou uma solução corporativa como o Kaspersky Endpoint Security for Business.
As descobertas baseiam-se nas detecções de malware da Kaspersky no período entre janeiro e outubro – e essa análise faz parte do Boletim de Segurança da Kaspersky (KSB) – uma série anual de previsões e relatórios analíticos sobre as principais mudanças no mundo da cibersegurança.
Esperamos que em 2024 esses números não aumentem, mas parece um pouco improvável.