A distribuição Linux Mint desenvolve novo aplicativo de bate-papo para desktop. Trata-se de um novo cliente IRC (mas não se chama cliente IRC) está sendo desenvolvido pelo Linux Mint.
A distro baseada no Ubuntu atualmente inclui o Hexchat em seu conjunto de software padrão. O IRC não está tão na moda quanto o Discord ou o Telegram, mas é um padrão livre e aberto que nenhuma entidade controla, é relativamente de baixa largura de banda, interoperável e eficiente.
Mas como relatei em fevereiro: o Hexchat não existe mais. Hexchat saindo do bate-papo deixa —eu quero muito digitar folhas lá— o Linux Mint com um dilema e uma oportunidade.
O dilema é: “devemos continuar a enviar um cliente de IRC, e para que papel serve?” e a oportunidade é: “poderíamos substituí-lo por algo melhor?”.
Jargonaut entrou no bate-papo
Já se perguntou por que o Linux Mint vem com um cliente IRC pré-instalado? É principalmente para oferecer uma maneira para os usuários da distro para conversar, fazer perguntas e obter suporte de outros usuários da distro em (relativo) tempo real.
Esse tipo de bate-papo não precisa acontecer pelo IRC. O Linux Mint tem muitas vias de suporte, incluindo um fórum bastante bem trafegado.
Uma vez que seus canais oficiais de IRC permanecem ativos, com usuários e desenvolvedores usando-os diariamente para responder perguntas, oferecer suporte e se conectar por um interesse compartilhado, o fim do Hexchat deve significar o fechamento total do IRC?
Como está, o IRC não é fácil de usar. É uma espécie de magia arcana envolvendo comandos estranhos. Sua integração é obtusa. E o protocolo não suporta nativamente coisas como compartilhamento de mídia (capturas de tela são úteis na solução de problemas), links clicáveis ou outras “gentilezas” modernas.
E, no entanto, o IRC é um protocolo rápido, estabelecido, aberto e versátil. Não é tão chamativo quanto o Discord, mas não é sobrecarregado por excessos sociais supérfluos ou ressalvas corporativas. É gratuito e imediato (não é necessário se inscrever para usá-lo), o que o torna ideal para uso “quando você precisar”.
Assim, o trabalho começou em um novo aplicativo dedicado de “sala de bate-papo” para substituir o Hexchat, chamado Jargonaut.
Linux Mint desenvolve novo aplicativo de bate-papo para desktop. IRC como um protocolo, não um recurso
O objetivo do Linux Mint não é construir um cliente IRC completo, ou mesmo um cliente IRC. Jargonaut é um aplicativo de bate-papo que simplesmente usa IRC como seu protocolo de bate-papo subjacente.
Os usuários não precisarão saber o que é IRC nem aprender sua sintaxe, pois o Jargonaut não responderá aos comandos padrão do IRC (ou permitirá que os usuários ingressem em outros canais1). Quando o aplicativo é aberto, os canais oficiais de suporte do Linux Mint estão lá, prontos para se envolver.
Um aplicativo de bate-papo de suporte em tempo real construído no IRC — com sinos adicionais:
“[Jargonaut] suportará pastebin/imgur via DND, carregando as especificações do sistema, solução de problemas e muitos recursos que não têm nada a ver com IRC”, diz o líder do Linux Mint, Clement Lefebvre, na última atualização mensal da distro.
“O Hexchat foi um ótimo cliente de IRC, o que nos ajudou a criar uma sala de bate-papo de suporte relativamente boa. Esperamos que o Jargonaut nos ajude a tornar esta sala de bate-papo ainda melhor e muito mais fácil de usar.”
Como a maioria dos XApps do Linux Mint, o novo aplicativo está hospedado no Github, que é onde você deve ir para verificar o status atual do Jargonaut, verificar o código e compilá-lo, ou contribuir para o seu desenvolvimento com suas próprias mãos.