Quando pensamos em buscar algo na internet, a Pesquisa Google é a primeira que buscamos. Um serviço gratuito, que nos dá resposta para quase tudo o que buscamos. Mas isso pode mudar um pouco no futuro. O Google poderia estar considerando uma mudança radical em seu modelo de negócios. Google Pesquisa pode não ser mais totalmente gratuita no futuro.
Google Pesquisa pode não ser mais totalmente gratuita e adotar plano de assinatura
De acordo com um relatório do Financial Times (Via: Android Authority), a empresa está explorando maneiras de oferecer recursos premium baseados em IA em seu principal produto de pesquisa mediante o pagamento de uma taxa. O relatório aponta fontes familiarizadas com os planos do Google, que sugerem que esses recursos avançados de pesquisa baseados em IA poderiam se tornar parte dos serviços de assinatura existentes do Google, como Gemini Advanced ou Google One.
Notavelmente, o relatório indica que mesmo o nível premium da Pesquisa Google continuará a incluir anúncios, enquanto a versão tradicional permanecerá de uso gratuito. Esta potencial mudança aparentemente decorre da necessidade do Google de equilibrar duas prioridades: integrar IA de ponta na sua experiência de pesquisa e, ao mesmo tempo, salvaguardar a lucrativa publicidade de pesquisa que constitui a sua espinha dorsal financeira.
Os impressionantes US$ 175 bilhões (cerca de R$ 882 bi) em receitas de anúncios relacionados a pesquisas da empresa no ano passado ressaltam o que está em jogo. Enquanto isso, a ascensão meteórica do ChatGPT da OpenAI empurrou o Google para uma corrida pelo domínio da IA.
Google Pesquisa baseado em IA
O Google começou a testar seu serviço de pesquisa baseado em IA, conhecido como Search Generative Experience (SGE) , em maio do ano passado. SGE oferece resumos e respostas a consultas com tecnologia de IA, juntamente com a apresentação tradicional de links e publicidade.
A experiência SGE era puramente opcional até recentemente, quando o Google começou a testá-la como experiência padrão para um conjunto limitado de usuários. No entanto, a empresa tem demorado a incorporar estas funcionalidades SGE no seu principal motor de busca, provavelmente devido aos elevados custos computacionais associados aos modelos generativos de IA.
Embora a SGE ofereça benefícios potenciais aos usuários, ela simultaneamente desafia a base do atual modelo de negócios do Google. A capacidade da IA ??de fornecer respostas abrangentes pode levar a um declínio nos cliques dos usuários em links de sites, resultando em menos impressões de anúncios e potencialmente comprometendo o principal fluxo de receita do Google.
O relatório afirma ainda que os engenheiros do Google já estão desenvolvendo esta tecnologia, mas uma decisão conclusiva e um cronograma de lançamento permanecem incertos.