O programa de Media Center de código aberto Kodi acaba de lançar a versão 21.0 “Omega” está aqui com grandes mudanças para usuários. Esta versão adiciona suporte para formatos de passagem como DTS-HD e TrueHD no Linux, bem como melhorias no AudioEngine.
O Kodi 21.0 foi lançado hoje como uma grande atualização para este premiado software de home theater/media center de código aberto e gratuito para sua mídia digital.
Chegando mais de um ano após o Kodi 20 “Nexus”, o lançamento do Kodi 21.0 “Omega” está aqui para introduzir o suporte ao FFmpeg 6.0, suporte a NFSv4, suporte para leitura e gravação de listas de reprodução M3U8, suporte a imagens AVIF, melhorias no AudioEngine no Linux e suporte para formatos de passagem como DTS-HD e TrueHD no Linux.
Também para Linux, o Kodi 21.0 adiciona suporte para libdisplay-info para ajudar a analisar informações EDID e determinar recursos de exibição. Além disso, os usuários do Linux agora podem selecionar o back-end de áudio com uma opção de linha de comando ao iniciar o Kodi, que permite ver com quais backends de áudio habilitados o Kodi foi construído.
Além disso, os usuários do Linux receberam melhor suporte à reprodução do VAAPI VP9 Profile 2, melhorias no suporte ao PipeWire, um novo switch de linha de comando para substituir o antigo uso da variável de ambiente do , e suporte para dispositivos Raspberry Pi para relatar temperaturas da CPU sem usar scripts externos. Além disso, o Kodi não usa mais o utilitário ping do Linux, pois agora tem sua própria implementação.–gl-interface=KODI_GL_INTERFACE
O Kodi 21.0 também adiciona suporte a HDR10 para Xbox, suporte para decodificação de vídeo de hardware DXVA2 AV1 de 8 bits e 10 bits no Windows, juntamente com suporte para “Super Resolução de vídeo” para hardware compatível com NVIDIA RTX e Intel ARC, alternância de taxa de atualização do Windows 11 e alterações de precisão de cor para mapeamento de cores SDR/HDR de 10 bits.
Kodi 21.0 “Omega” tem grandes mudanças
Para Android, esta versão melhora a detecção e compatibilidade Dolby Vision e implementa uma função de minimizar o desligamento nas configurações de economia de energia. Há também melhor suporte para dispositivos Amazon FireTV 4K e suporte aprimorado a áudio Amlogic BSP.
O PVR foi atualizado com suporte para classificar grupos de canais, o suporte a UPnP agora deve funcionar melhor com aplicativos oficiais de smart TV ao exibir e navegar em bibliotecas UPnP Kodi e o ecossistema Retroplayer recebeu várias melhorias também para jogos.
Melhorias foram feitas no manuseio de teclas de movimento em certas listas, como Configurações, a geração de miniaturas foi corrigida para imagens na orientação retrato, há suporte para informações de vídeo para Sets de Filmes e Temporadas de TV, e o tema padrão Estuário recebeu inúmeras melhorias.
As pastas Programas de TV, Estações, Cenários de Filmes e Gravação agora expõem seu estado ‘em andamento’, o tema Estuário recebeu sinalizadores de mídia para música, a manipulação do cache de arte também foi melhorada e há novas configurações para controlar o tamanho do bloco NFS e SMB.
O suporte ao webOS recebeu melhorias no coletor de áudio, suporte para reproduzir arquivos AV1 Dolby Vision em dispositivos suportados, suspensão para suporte em segundo plano, um novo comportamento para pausar/retomar a reprodução de mídia quando o Kodi é minimizado/restaurado, suporte para mapeamento de teclas de informações em controles remotos do webOS, suporte para desligamento/reinicialização e suporte inicial para dispositivos webOS 4.
Mais mudanças
Entre outras mudanças dignas de nota, o Kodi 21.0 adiciona suporte para coleções de fontes .ttc, melhora a janela do navegador Teletext, adiciona suporte para a construção do Kodi com Python 3.12 e SWIG 4.2.0, melhora a rotação automática de vídeo a partir de metadados e adiciona uma configuração de ação de reprodução padrão para controlar o comportamento de retomada ao iniciar a reprodução de vídeo.
Ele também adiciona uma nova configuração “Adaptável” em Serviços / Cache / Fator de Leitura que implementa um fator de leitura variável com base no nível do cache, o que significa que o cache agora será preenchido mais rapidamente e, ao mesmo tempo, usará um fator de leitura menos agressivo quando o cache já estiver cheio.
Por último, mas não menos importante, o Kodi 21.0 adiciona uma opção para evitar a sincronização de volume para um destino UPnP, um novo comando para alterar a velocidade de reprodução (tempo), um novo comando para ativar o protetor de tela e um novo método de navegação em Música para ir de artistas diretamente para músicas, semelhante a como o Spotify permite navegar em sua interface.
Para obter mais detalhes sobre as alterações implementadas nesta versão, confira as notas de versão do GitHub. Kodi 21.0 “Omega” já está disponível para download no site oficial para todas as plataformas suportadas.