O KWin que faz parte do KDE mescla o suporte à sincronização explícita do Wayland. Um dia depois que o suporte de sincronização explícita foi mesclado para o XWayland, uma semana depois que o suporte de sincronização explícita para drivers Mesa Vulkan atingiu o Mesa 24.1, e o Mutter do GNOME permitindo a sincronização explícita no final de março, o compositor KWin do KDE agora mesclou seu suporte de sincronização explícita Wayland!
O pedido de fusão de quatro meses do desenvolvedor do KDE, Xaver Hugl, para implementar o protocolo linux-drm-syncobj-v1 dentro do KWin chegou. Como Xaver observou no pedido de mesclagem:
“Assim que as atualizações de driver Xwayland e NVidia correspondentes forem lançadas, a maioria dos problemas com a NVidia no Wayland desaparecerá.”
KWin do KDE mescla o suporte à sincronização explícita do Wayland
Alguns dias antes, Xaver passou a notar a importância do suporte de sincronização explícita Wayland e, especialmente, em torno dos benefícios do driver proprietário da NVIDIA para melhorar seu suporte Wayland.
Contando a partir de agora, o suporte de sincronização explícita do KWin em vigor para o Plasma 6.1 deve ser lançado em meados de junho.
KDE destaca importância do Wayland Explicit Sync
O ambiente de trabalho KDE destaca importância do Wayland Explicit Sync. Com o recente suporte ao Mesa 24.1 para sincronização explícita Wayland com drivers Vulkan, GNOME mesclando suporte a sincronização explícita, Wayland-Protocols 1.34 introduzindo linux-drm-syncobj e sincronização explícita XWayland também se aproximando da fase de mesclagem, muito se falou recentemente sobre a sincronização explícita Wayland. O desenvolvedor do KDE KWin, Xaver Hugl, escreveu um post detalhado no blog para aqueles interessados no tópico.
Xaver Hugl escreveu um longo post no blog explicando por que a sincronização explícita do Wayland é um grande negócio e os problemas que ele supera em comparação com o modelo de sincronização implícita.