A Apple está relaxando as regras de suas política de reparos em iPhones para permitir peças originais usadas pela primeira vez. A mudança será aplicada a iPhones selecionados e entrará em vigor nos próximos meses.
Apple relaxará política de reparos em iPhones selecionados
O vice-presidente sênior de engenharia de hardware da Apple e talvez o futuro CEO, quem sabe, John Ternus, enfatizou o impacto ambiental da mudança de política:
Na Apple, estamos sempre em busca de novas maneiras de oferecer a melhor experiência possível aos nossos clientes e, ao mesmo tempo, reduzir o impacto que causamos no planeta, e uma parte fundamental disso significa projetar produtos que durem”, disse John Ternus, diretor sênior da Apple.
Nos últimos dois anos, as equipes da Apple têm inovado no design e na fabricação de produtos para oferecer suporte a reparos com peças usadas da Apple que não comprometam a segurança, a proteção ou a privacidade dos usuários. Com esta mais recente expansão do nosso programa de reparação, estamos entusiasmados por acrescentar ainda mais opções e conveniência aos nossos clientes, ao mesmo tempo que ajudamos a prolongar a vida útil dos nossos produtos e das suas peças.
A Apple explica que a mudança na política de reparos também se estende aos sensores biométricos. De acordo com a empresa, “as equipes da Apple têm trabalhado arduamente nos últimos dois anos para permitir a reutilização de peças como sensores biométricos usados para Face ID ou Touch ID e, a partir deste outono, a calibração de peças originais da Apple, novas ou usadas, acontecerá no dispositivo após a peça está instalada. Além disso, os futuros lançamentos do iPhone terão suporte para sensores biométricos usados”.
Também sendo notícia, a Apple está alterando sua exigência de número de série do dispositivo ao solicitar peças: ” E para simplificar o processo de reparo, os clientes e prestadores de serviços não precisarão mais fornecer o número de série do dispositivo ao solicitar peças na Loja de Autoatendimento para reparos que não envolvam a substituição da placa lógica.
Bloqueio de ativação
Há um elemento de bloqueio de ativação na mudança para garantir que os telefones roubados não sejam vendidos em troca de peças. Segundo a Apple também estenderá seu popular recurso de bloqueio de ativação para peças do iPhone, visando impedir que iPhones roubados sejam desmontados para obter peças.
Esse bloqueio foi solicitado por clientes e autoridades e foi projetado para limitar o roubo de iPhones, bloqueando a reativação de um iPhone perdido ou roubado. Se um dispositivo em reparo detectar que uma peça suportada foi obtida de outro dispositivo com Bloqueio de Ativação ou Modo Perdido habilitado, os recursos de calibração dessa peça serão restritos.