A distribuição Fedora 41 terá otimizações “-O3” para compilação Python. Uma proposta de mudança foi apresentada para construir o interpretador CPython e a biblioteca padrão Python usando o sinalizador de otimização do compilador “-O3” em vez do padrão imposto pelo Fedora do nível de otimização “-O2”. Isso está sendo buscado em nome de um maior desempenho do Python no Fedora 41.
O engenheiro da Red Hat, Miro Hron?ok, apresentou a proposta de mudança para compilar o pacote Python do Fedora 41 usando -O3 em vez de -O2. Isso corresponde às compilações de lançamento do Python upstream indo para -O3, enquanto -O2 é usado apenas no Fedora de acordo com o mandato padrão da distribuição.
Usando -O3 em vez de -O2, o pacote Python do Fedora foi encontrado para entregar 1,04x o desempenho geral, mas em alguns micro-benchmarks em particular foi tanto quanto 1,08 ~ 1,16x o desempenho -O2.
Fedora 41 terá otimizações “-O3” para compilação Python
A única desvantagem possível expressa até agora é a possibilidade de um pacote Python um pouco maior, mas o aumento do espaço em disco usando o nível de otimização -O3 deve ser inferior a 2%.
No geral, é uma mudança sensata para melhorar o desempenho do Python no Fedora. Esta proposta de mudança F41 ainda precisa ser aprovada pelo Comitê de Engenharia e Direção do Fedora (FESCo), mas os interessados nos planos atuais podem encontrá-los através da Wiki do Fedora.