7 excelentes leitores de tela gratuitos e de código aberto

conheca-7-excelentes-leitores-de-tela-gratuitos-e-de-codigo-aberto

Quando falamos em leitor de tela, nos referimos a um aplicativo de computador projetado para fornecer feedback falado a uma pessoa cega ou com deficiência visual. Este tipo de software está disponível desde meados da década de 1980. Neste artigo, você conhecerá 7 excelentes leitores de tela gratuitos e de código aberto para o seu Linux.

O software

Um leitor de tela transmite o texto exibido na tela de uma forma que um usuário com deficiência visual possa entender. Isso pode ser auditivo, tátil ou ambos. Muita pesquisa e desenvolvimento foram realizados para fornecer acesso de voz à Interface Gráfica do Usuário.

Esses softwares leem o conteúdo de uma exibição visual. Eles podem usar um sintetizador de voz para ler o texto em voz alta, permitindo aos usuários ouvir o conteúdo que aparece em diferentes partes da tela. Outro software comunica dados através de um display braille. Os leitores de tela ajudam a tornar o mundo dos computadores acessível aos usuários com deficiência visual.

Abaixo, você terá acesso a uma lista com 7 excelentes leitores de tela gratuitos e de código aberto, elaborada pelo pessoal do Linux Links.

conheca-7-excelentes-leitores-de-tela-gratuitos-e-de-codigo-aberto

Leitores de tela

  • Orca: Um leitor de tela programável de código aberto e gratuito que fornece acesso a aplicativos e kits de ferramentas. Ele fornece acesso alternativo à área de trabalho usando síntese de fala, braille e ampliação;
  • Liblouis: Tradutor, retrotradutor e formatador de Braille. Ele é escrito em C para não exigir um ambiente de execução e, portanto, pode ser usado em aplicativos escritos em linguagens de alto nível, como Java e Python;
  • Speakup: Um conjunto de drivers de sintetizador de voz baseado em kernel para Linux. Ele aciona vários hardwares de sintetizadores baseados em USB, serial e ISA, além de fornecer uma interface para acionar sintetizadores baseados em software no espaço do usuário.
  • BRLTTY: Fornece acesso ao console usando uma linha braille atualizável. BRLTTY dá ao usuário braille acesso aos consoles de texto de um sistema Linux/Unix. Ele é executado como um processo em segundo plano (daemon) que opera uma linha braille atualizável e pode ser iniciado bem no início da sequência de inicialização do sistema;
  • Emacspeak: Uma interface de fala que permite que usuários com deficiência visual interajam de forma independente e eficiente com o computador.
  • Odilia: Leitor de tela baseado em RUST. É rápido e fácil construir a partir do código-fonte;
  • SBW: Editor de texto com suporte para entrada em braille.