Informações aponta há algum tempo que a OpenAI está planejando lançar um mecanismo de busca aprimorado por IA. Agora, de acordo com um novo relatório, a informação que chega até nós, é que a empresa planeja fazer isso tentando superar o Google I/O 2024.
Mecanismo de buscas baseado em IA da OpenAI deve chegar em breve
Na terça-feira, 14 de maio, o Google sediará sua conferência anual de desenvolvedores que, de modo geral, apresenta os maiores anúncios da empresa no ano. No topo da lista de expectativas estão novos detalhes sobre os planos do Google com IA e Pesquisa, incluindo como os dois continuarão a se unir. Mas o Google agora pode ter que trabalhar contra um de seus maiores rivais de IA, enfrentando o maior produto do Google, o Search.
De acordo com o Reuters, a OpenAI planeja lançar seu concorrente Google Search, um mecanismo de busca baseado em IA, na segunda-feira, 13 de maio. A OpenAI não confirmou a data, mas ela vem após relatos recentes sobre a chegada iminente do produto.
O lançamento do mecanismo de buscas
No início desta semana, a Bloomberg informou que o mecanismo de busca da OpenAI será projetado para rivalizar com o Google e o Perplexity, um produto de busca de IA existente. Esse relatório afirmava que o novo produto da OpenAI permitiria efetivamente que os usuários fizessem uma pergunta ao ChatGPT e fizessem com que o chatbot respondesse com uma resposta que incluísse citações de fontes online, como notícias e postagens de blog, Wikipedia e muito mais. Imagens também seriam utilizadas, aparentemente, quando a consulta assim o exigir.
As informações também relataram anteriormente sobre os planos da OpenAI. Inclusive, várias fontes apontaram que search.chatgpt.com silenciosamente começou a mostrar sinais de vida recentemente, sugerindo os planos da OpenAI. Da forma como está hoje, a funcionalidade de pesquisa já está tecnicamente disponível para usuários do ChatGPT, mas apenas para aqueles que pagam pelo serviço.
Enquanto isso, o Google tem melhorado rapidamente seus modelos Gemini AI e chatbot, bem como testado a Search Generative Experience (SGE) com testadores “Labs”. A empresa também nomeou recentemente um novo “Chefe de Pesquisa” enquanto provocava as expansões da SGE e começou a mostrar “Respostas de IA” para usuários não inscritos no “Labs”. Também foi relatado que o Google está considerando tornar o SGE um produto pago.
Não sabemos se o mecanismo de buscas será lançado ante do evento do Google, mas há grandes chances de que seja, segundo este último relatório.