O Gimp, programa utilizado para edição de imagens, recebeu mais uma atualização. A página do projeto anunciou a versão Gimp 2.10.4. Ela vem com correção de bugs, simplificação no uso de ferramentas, melhoria no carregamento e marcação de fontes. Além disso, foram inseridos novos recursos. Confira neste post, algumas novidades do Gimp 2.10.4.
Alinhamento simples do horizonte
Uma das novidades é a ferramenta Medir. Ela serve para calcular o ângulo de rotação, quando o horizonte é irregular em uma foto. Agora, o GIMP remove a etapa extra de executar a rotação manualmente. Assim, depois de medir o ângulo, basta clicar o botão Endireitar (Straighten). Portanto, ele foi recém-adicionado na caixa de diálogo de configurações da ferramenta, como mostra a imagem abaixo.
Carregamento de Fontes Assíncronas
O GIMP agora realiza o carregamento de fontes em um processo paralelo, o que melhora drasticamente o tempo de inicialização.
Marcação de fontes
Algumas mudanças internas para tornar as fontes marcáveis. A interface do usuário é a mesma para pincéis, padrões e gradientes.
Atualizações do painel
Adicionalmente, novos recursos adicionados à caixa de diálogo ancorada do Painel, que ajuda a depurar o GIMP e o GEGL ou, para usuários finais, a ajustar o uso do cache e da troca. Novo grupo de memória de widgets mostra o tamanho da memória usada atualmente, o tamanho da memória física disponível e o tamanho total da memória física. Ele também pode mostrar o tamanho do cache do bloco, para comparação com as outras estatísticas da memória.
Melhorias do Carregador PSD
Embora ainda não possa suportar recursos de PSD, como camadas de ajuste, há uma novidade. Deste modo, o GIMP pode carregar uma versão “mesclada” pré-composta da imagem que fica disponível quando um arquivo PSD foi salvo com a opção “Maximizar Compatibilidade” ativada no Photoshop. Assim, o GIMP renderizará o arquivo corretamente, mas descartará determinados dados adicionais do arquivo, como canais, caminhos e guias, enquanto retém os metadados.