Uma atualização Intel FFmpeg 2024Q2 permite a decodificação VVC acelerada por GPU.
Os engenheiros da Intel estão ocupados preparando sua pilha de software Linux de código aberto para decodificação de vídeo H.266/VVC que devem fazer parte dos próximos gráficos Xe2 para Lunar Lake e Battlemage. FFmpeg 2024Q2 está saindo com a decodificação VVC agora trabalhando em gráficos Intel para esta biblioteca multimídia amplamente usada.
Algumas semanas atrás, a Intel lançou a VA-API 2.22 com suporte a VVC/H.266 por meio de uma nova API de decodificação de vídeo. Agora, a Intel publicou sua atualização trimestral de seu “FFmpeg Cartwheel”, que contém todos os patches mais recentes da biblioteca multimídia FFmpeg da empresa que ainda não foram atualizados para o FFmpeg propriamente dito.
Intel FFmpeg 2024Q2 permite a decodificação VVC acelerada por GPU
Com a versão FFmpeg Cartwheel 2024Q2, eles adicionaram suporte à decodificação VVC ao FFmpeg usando VA-API (API de aceleração de vídeo) e QSV (QuickSync Video). Este suporte de decodificação de vídeo acelerado VVC/H.266 só está sendo introduzido com o próximo hardware gráfico Xe2.
O único outro recurso mencionado para esta versão trimestral do recurso Intel FFmpeg agora é habilitar o suporte de vídeo de cópia zero entre o back-end FFmpeg DNN OpenVINO e o back-end FFmpeg VA-API.
Downloads e mais detalhes sobre esses patches Intel atualizados para FFmpeg via cartwheel-ffmpeg no GitHub.