A GNU C Library 2.40 tem novos recursos C23. Assim, o GNU C Library “glibc” 2.40 está agora disponível com mais recursos C23 sendo ativados, bem como alguns novos tunables de desempenho no x86_64 e AArch64, juntamente com outras melhorias para esta implementação libc amplamente utilizada. A Glibc 2.40 foi marcada no domingo e traz consigo muitas novidades.
GNU C Library 2.40 tem novos recursos C23. Alguns dos destaques da GNU C Library 2.40 incluem:
- A Glibc agora suporta uma macro de teste de recursos _ISOC23_SOURCE para habilitar recursos do padrão ISO C23.
- As famílias de funções ISO C23 agora são suportadas no arquivo de cabeçalho math.h. As famílias incluem funções para float, double, long double, _FloatN e _FloatNx, e uma macro tipo-genérica em tgmath.h.
- O novo “glibc.rtld.enable_secure” ajustável pode ser usado para executar um programa como se fosse um processo setuid.
- A funcionalidade de fortificação foi melhorada para a construção de programas com Clang contra a GNU C Library.
- Muitas novas funções para a biblioteca de vetores no AArch64: acosh, asinh, atanh, cbrt, cosh, erf, erfc, hypot, pow, sinh, tanh.
- A Glibc on x86_64 agora pode usar armazenamentos não temporais para melhorar o desempenho de gravações grandes quando ativadas por meio do novo x86_memset_non_temporal_threshold ajustável.
- Muitas correções de bugs, juntamente com várias correções de segurança.
- Ajuste Glibc para o núcleo da CPU Oryon da Qualcomm.
Para aqueles que compilam a Glibc a partir do código fonte podem pegar a nova versão da GNU C Library 2.40.