A Meta removeu 63.000 contas do Instagram da Nigéria, por estarem envolvidas em golpes de sextorsão. A exclusão incluiu uma rede coordenada de 2.500 contas vinculadas a 20 indivíduos que tinham como alvo principalmente homens adultos nos Estados Unidos.
Meta exclui contas do Instagram vinculadas a sextorsão
A Meta disse que essas contas estão vinculadas a um grupo organizado de crimes cibernéticos chamado “Yahoo Boys”, que recentemente aumentou seu volume operacional.
Além das contas ofensivas do Instagram, a Meta também excluiu 1.300 contas do Facebook, 200 páginas do Facebook e 5.700 grupos do Facebook, também sediados na Nigéria, que estavam distribuindo dicas e material de treinamento para a execução de vários golpes. Além disso, medidas foram implementadas para bloquear automaticamente tentativas de golpistas de se recuperarem criando novas contas em plataformas de mídia social.
Golpes de sextorsão
Golpes de sextorsão são uma forma de crime cibernético em que os criminosos coagem indivíduos a enviar imagens ou vídeos explícitos e depois ameaçam divulgá-los, a menos que um resgate seja pago ou mais mídia seja enviada. O golpista, que normalmente opera sob uma identidade falsa ou roubada, inicialmente apresenta interesse romântico para estabelecer confiança e depois convence a vítima a compartilhar fotos íntimas.
Na fase seguinte, o golpista revela suas verdadeiras intenções, ameaçando distribuir o material aos amigos, familiares ou portais públicos da vítima, a menos que seja pago. A sextorsão pode ter efeitos devastadores e duradouros na vítima, por isso as plataformas de mídia social que os golpistas usam para cometer esse crime estão trabalhando ativamente para identificar e remover rapidamente as contas infratoras.
De acordo com a Meta, a empresa obtém melhores resultados nessa frente ao intensificar investigações com intervenção humana, combinadas com o uso de um novo conjunto de sinais técnicos que identificam atividades suspeitas.
Os sistemas de proteção e medidas anti-extorsão da Meta incluem: proteção contra nudez (desfoque automático) em mensagens diretas, mesmo em chats criptografados de ponta a ponta; definição de configurações de mensagens mais rigorosas para usuários adolescentes que bloqueiam contatos indesejados e enviam avisos de segurança para evitar exploração; ocultar perfis de adolescentes de possíveis golpistas ou tornar o botão “Mensagem” indisponível;
mensagens pop-up para usuários que interagiram com sextorcionistas direcionando-os para portais de suporte como o Stop Sextortion Hub; compartilhando sinais sobre contas de sextorsão com outras empresas de tecnologia por meio do Lantern para interromper suas atividades em todas as principais plataformas.
O FBI relatou anteriormente que crimes de sextorsão contra jovens do sexo masculino estão infelizmente aumentando e, em alguns casos, levaram as vítimas à automutilação ou até mesmo ao suicídio. As vítimas de sextorsão são aconselhadas a denunciar imediatamente por meio do portal de dicas do FBI e também consultar esta página da web para obter mais informações sobre o crime específico e como se proteger dele.
Via: Bleeping Computer