CrowdStrike é a maior paralisação de TI da história causando prejuízo de aproximadamente R$ 30 bi

CrowdStrike resolve problema em serviço de nuvem que afetou desempenho de clientes, mitigando impactos rapidamente e evitando consequências maiores. Saiba mais sobre a resposta ágil da empresa.

Um pesquisador de segurança cibernética chamado Troy Hunt, que administra o site HaveIBeenPwned, previu que a falha do CrowdStrike estabeleceria um recorde como a maior paralisação de TI da história, e os números parecem apoiá-lo, com os prejuízos girando em torno de R$ 30 bilhões.

CrowdStrike é a maior paralisação de TI da história

A empresa de seguros cibernéticos Parametrix (Via: 9to5Mac) elaborou algumas estimativas do custo da interrupção, com as empresas de saúde sendo as mais afetadas, e as companhias aéreas não muito atrás. A Axios relata que a estimativa da Parametric é de que o custo total da interrupção, apenas para empresas da Fortune 500, foi de US$ 5,4 bilhões (cerca de R$ 30,5 bi).

Imagem com falha do Windows

Todas as companhias aéreas da Fortune 500 e cerca de 75% das principais organizações de saúde e bancos foram afetados pelas interrupções. A Parametrix estima que as perdas totais seguradas na Fortune 500 estejam entre US$ 540 milhões e US$ 1,08 bilhão.

O setor de saúde levou o maior golpe coletivo, perdendo aproximadamente US$ 1,9 bilhão com as interrupções. Em comparação, as companhias aéreas perderam cerca de US$ 860 milhões, de acordo com a análise da Parametrix.

O setor de TI

Ironicamente, o setor de TI foi o menos afetado, porque a maioria dos desenvolvedores executa seus sistemas no Linux. O CEO da CrowdStrike, George Kurtz, diz que 97% das máquinas afetadas já estão online novamente.

Ele compartilhou que mais de 97% dos sensores do Windows estão online novamente desde 25 de julho. “Esse progresso é graças aos esforços incansáveis de nossos clientes, parceiros e à dedicação de nossa equipe na CrowdStrike. No entanto, entendemos que nosso trabalho ainda não está completo e continuamos comprometidos em restaurar todos os sistemas impactados”.

Para nossos clientes ainda afetados, saibam que não descansaremos até atingirmos a recuperação total. Na CrowdStrike, nossa missão é ganhar sua confiança protegendo suas operações. Lamento profundamente a interrupção que esta interrupção causou e peço desculpas pessoalmente a todos os afetados.

A empresa decidiu piorar a situação oferecendo vouchers de US$ 10 do Uber Eats para seus clientes. Minha matemática não é das melhores, mas acho que isso não vai fazer muito estrago em US$ 5,4 bilhões…

O prejuízo foi gigantesco e pode ter sido um excelente alerta para empresas do mundo inteiro. Esse incidente vai ficar marcado na história e não vai ser de forma positiva. Esperamos que não aconteça algo dessa magnitude novamente.

Via: 9to5Mac