Kernel Linux

Canonical tenta enviar o código do kernel recente para versões do Ubuntu

Canonical tenta enviar o código do kernel recente para versões do Ubuntu
canonical Ubuntu 20.04 LTS agora possui o Linux Kernel 5.15 LTS do Ubuntu 22.04 LTS

A Canonical tenta enviar o código do kernel recente para versões do Ubuntu. Após decisões como explorar compilações de pacotes -O3 para Ubuntu Linux, outra mudança recém-anunciada pela Canonical que devo aplaudir é sua decisão de se comprometer a enviar o código do kernel upstream mais recente no momento do lançamento.

O Ubuntu até agora para cada versão foi enviado com a versão mais recente do kernel upstream a partir do tempo de congelamento do kernel. Mas, em alguns casos, isso significa até mesmo enviar com uma versão do kernel de ~ 2 meses, mesmo que uma nova versão do kernel Linux upstream esteja próxima e esteja estável antes da próxima versão planejada do Ubuntu Linux.

Portanto, agora há uma mudança no curso da equipe de kernel da Canonical para o Ubuntu para acomodar essa diferença, de modo que a versão do Ubuntu Linux será lançada com o kernel upstream mais recente no momento do lançamento.

Canonical tenta enviar o código do kernel recente para versões do Ubuntu

Isso é ótimo e o movimento certo, embora não chegue ao Ubuntu Linux mudar para uma política como novas versões do kernel caindo como atualizações de versão estável ao longo da vida útil das versões do Ubuntu.

O anúncio de seleção da versão do kernel de hoje resume como:

Política

atual A maneira como o CKT historicamente escolheu uma versão upstream do kernel Linux foi com uma abordagem conservadora de ‘esperar para ver’. Dada a janela de estabilização de um mês necessária, uma versão do kernel upstream quase certa de ser lançada seria a seleção provisória, com um possível salto de última hora para uma versão mais recente, caso seja lançada em um período de tempo viável. Essa abordagem garantiria estabilidade no dia do lançamento designado, mas estava se mostrando impopular entre os consumidores que procuram adotar os recursos e suporte de hardware mais recentes, bem como os fornecedores de silício que procuram um compromisso de versão mais firme para alinhar seu suporte ao Ubuntu.

Nova política

A intenção por trás deste post é descrever uma nova política que o CKT está adotando em relação à seleção da versão do kernel para uma próxima versão do Ubuntu. Para fornecer aos usuários o que há de mais recente em recursos e suporte de hardware, o Ubuntu agora enviará a versão mais recente do kernel Linux upstream na data de congelamento de lançamento especificada do Ubuntu, mesmo que o upstream ainda esteja no status Release Candidate (RC).

Esta é uma boa melhoria para ver pela Canonical para garantir que a versão mais recente do kernel upstream seja enviada a partir do momento de lançamento do Ubuntu.

Por sua vez, isso significa que, para a próxima versão do Ubuntu 24.10, ele deve ser solidamente o kernel do Linux 6.11. Ainda seria bom se o Ubuntu comprometesse recursos para permitir o envio de novas versões do kernel upstream como atualizações de versão estável, mas isso é uma batalha para outro dia.