KDE Frameworks 6.5 é lançado com muitas melhorias!

Imagem com a interface do KDE Frameworks 6.5

O Projeto KDE lançou hoje o KDE Frameworks 6.5. Este lançamento faz parte de uma série de lançamentos mensais planejados que disponibilizam melhorias aos desenvolvedores de maneira rápida e previsível. Essa é a versão mais recente desta coleção de mais de 70 bibliotecas complementares ao Qt que fornecem funcionalidades ao desktop Plasma e aplicativos KDE.

KDE Frameworks 6.5

O KDE Frameworks 6.5 melhora a acessibilidade de vários controles na página Atalhos nas Configurações do Sistema, padroniza o simbolismo do X vermelho para “remover essa coisa abstrata” que o HIG (Human Interface Guidelines) recomenda no tema de ícones Breeze e melhora o suporte para aplicativos na sessão Plasma Wayland.

A versão 6.5 do KDE Frameworks também adiciona dicas de ferramentas às caixas de diálogo abrir/salvar e muitos outros lugares nos painéis Locais do Dolphin que mostram informações relevantes quando o cursor passa o mouse, melhora o desempenho de tudo no KDE que usa o KFileItem::isHiddenelemento e melhora as caixas de diálogo “Obter novo [coisa]” para permitir o download de arquivos da página de detalhes de uma entrada que inclui várias entradas.

Imagem com a interface do KDE Frameworks 6.5

Além disso, o KDE Frameworks 6.5 melhora o suporte para aplicativos que armazenam seus dados de estado transitório separadamente de seus dados de configuração persistentes. Essa versão, coloca o arquivo de configuração de estado na pasta de estado padrão do XDG em ~/.local/state/, e adiciona suporte para que os aplicativos lembrem o tamanho da janela, o estado de maximização e a posição na sessão do Plasma X11.

Mais melhorias e correção de falhas

Além do que já foi citado, O KDE Frameworks 6.5 implementa algum reforço de segurança que permite que o KAuth use descritores de arquivo em vez de caminhos de arquivo, juntamente com suporte para isso na página Tela de login nas Configurações do sistema, melhora o recurso “Clique na trilha para rolar uma página por vez” e melhora o suporte para distros imutáveis como o Fedora Kinoite.

Essa nova versão também corrige algumas falhas, incluindo uma falha do Plasma que ocorria ao tentar reatribuir um atalho para um widget a um que já estava sendo usado por outra coisa. Confira o changelog completo para mais detalhes sobre as alterações incluídas nesta versão.

O KDE Frameworks 6.5 em breve chegará aos repositórios estáveis de várias distribuições populares de lançamento contínuo, incluindo KDE neon, Arch Linux e openSUSE Tumbleweed, bem como outras distribuições bem estabelecidas, como o Fedora Linux, portanto, certifique-se de atualizar suas instalações adequadamente.

Via: 9to5Linux