As empresas podem usar diferentes ferramentas para otimizar suas estratégias de recrutamento e seleção profissional, mas uma coisa é certa: você vai precisar de um bom currículo para participar desses processos. E com o crescente uso de inteligência artificial na área de Recursos Humanos, é provável que o seu pedido de emprego tenha que passar por algum tipo de bot antes de chegar à tela de um gerente de contratação — caso não seja descartado pelo robô.
Hoje em dia, é possível começar um passo à frente da concorrência escolhendo uma plataforma para criar CV com IA. Mesmo assim, vale a pena conferir quais são as chaves para garantir a aprovação do seu currículo na triagem do RH.
Pontos-chave para vencer a IA na triagem de currículos
A inteligência artificial é usada de diferentes maneiras na gestão de Recursos Humanos. Quando há necessidade de contratação de funcionários, as empresas podem usar IA para:
- definir os perfis profissionais que estão buscando
- gerar os anúncios de vagas de emprego
- organizar e monitorar grandes volumes de dados
- fazer a triagem prévia dos currículos
- ranquear as candidaturas que passam para a análise humana
- marcar as entrevistas de emprego ou outros passos do processo seletivo
Para fazer com que o seu CV avance na triagem e conquiste uma boa posição no ranqueamento, é importante dar uma atenção especial aos pontos a seguir.
1. Seja inteligente na composição do currículo
O visual de um currículo diz muito sobre estilo, personalidade e adequação ao papel a ser desempenhado na empresa. Mas, para que isso seja levado em conta, o arquivo com o CV deve ser adequado para passar pela triagem por IA em processos de recrutamento e seleção. Lembre-se que a inteligência artificial segue critérios definidos por humanos, por isso é bom seguir as expectativas na composição do currículo.
Evite: layouts incomuns, informações inseridas em imagens, fontes que podem dificultar a leitura, seções com nomes diferenciados, currículo com mais de duas páginas, falta de clareza e objetividade.
Prefira: customização em um modelo de CV pronto, seções com nomes tradicionais (como experiência profissional, educação ou formação acadêmica, habilidades, etc.), informações organizadas em títulos, subtítulos e marcadores para facilitar a leitura, currículo em apenas uma página, arquivo em formato PDF.
2. Acerte na escolha de palavras-chave
Mais do que incluir palavras-chave no currículo de acordo com a descrição de um cargo que você quer conquistar, é importante fazer suas escolhas com base em:
- Equilíbrio. Nem sempre os sistemas de triagem estão configurados para reconhecer abreviações ou jargões de uma área, portanto o ideal é equilibrar uma linguagem simples e objetiva com o vocabulário específico do seu campo de atuação.
- Relevância. Foque no que faz diferença para o cargo e espalhe termos relevantes ao longo do conteúdo. Se fizer sentido, você pode ir além das palavras-chave tradicionais para enfatizar as qualificações — por exemplo, você pode se diferenciar ao incluir um link para seus projetos no GitHub.
- Naturalidade. Não exagere na tentativa de “vencer o sistema” ao se inscrever em um processo de seleção profissional. Mesmo que o seu CV passe pela triagem, ele pode ser descartado na análise humana se não ficar claro que as palavras-chave do currículo são coerentes com o que você tem a oferecer para a empresa.
3. Aprofunde a revisão de currículo
Os recursos de revisão gramatical e correção de textos são muito úteis para eliminar os erros mais evidentes em um currículo, mas vale a pena fazer uma revisão contextual com ajuda da IA. Você pode pedir a opinião de pessoas da sua rede de contatos ou até usar ChatGPT (ou outros chatbots similares) para comparar o documento com um anúncio de emprego. Além disso, a própria plataforma de geração de CV pode oferecer serviços de revisão especializada.
Por mais que não seja possível adivinhar quais são os critérios de cada empresa para a triagem por inteligência artificial, uma boa revisão pode garantir que o seu CV tenha uma composição adequada e um conteúdo atraente, livre de erros gramaticais e bem direcionado para o tipo de emprego que você tem em mente.
Vale lembrar que “vencer a IA” é só uma etapa do processo. Para a sua contratação deslanchar, o seu currículo realmente precisa ser um reflexo do seu potencial de sucesso na função para a qual você estiver se candidatando.
Fonte: OnlineCurriculo