Inovações Poderosas

Godot 4.4: Primeira versão de desenvolvimento apresenta melhorias inovadoras

Godot 4.4 Dev 1 traz um backend de renderização Metal, interpolação de física 3D, compressão rápida de texturas com Betsy, e otimizações cruciais. Teste e colabore com melhorias que moldarão futuras versões estáveis.

Godot 4.4: Primeira Versão de Desenvolvimento Apresenta Melhorias

A equipe de desenvolvimento do Godot lançou a primeira versão de desenvolvimento para a série 4.4, após um período de intensa atividade durante as fases beta e de release candidate do Godot 4.3. Essa nova versão inclui uma série de melhorias e novas funcionalidades que foram consideradas arriscadas para serem incluídas na versão 4.3, mas que agora estão prontas para teste e uso pelos desenvolvedores.

A maior parte das mudanças nesta versão são correções de bugs que também serão incorporadas ao Godot 4.3 na versão 4.3.1. Portanto, é essencial que os usuários testem esta versão exaustivamente para garantir que essas melhorias sejam lançadas na versão 4.3.1 o mais rápido possível. Embora cada snapshot de desenvolvimento seja projetado para ser estável, é importante lembrar que ele ainda é um software pré-lançamento, e o uso de backups regulares ou sistemas de controle de versão, como o Git, é altamente recomendado.

Destaques da versão

Após apenas 10 dias de desenvolvimento, esta versão já traz uma série de correções e melhorias, incluindo algumas funcionalidades significativas.

Backend de renderização metal

Uma das novidades mais importantes é a introdução do backend de renderização Metal, resultado do trabalho excepcional de Stuart Carnie. Metal é uma API gráfica de baixo nível, semelhante ao Vulkan ou D3D12, e agora está disponível para dispositivos Apple com processadores ARM (Apple Silicon), como os MacBooks com M1, M2 e M3, e todos os dispositivos iOS. Esse novo backend oferece desempenho superior ao MoltenVK, que era utilizado anteriormente para rodar Vulkan sobre Metal. Testes iniciais mostram que o backend Metal no macOS é tão rápido quanto, ou até mais rápido que, o backend Vulkan.

Interpolação de física 3D

Seguindo os passos da interpolação de física 2D introduzida no Godot 4.3, a versão 4.4 traz a interpolação de física para objetos 3D. Esta técnica permite que as atualizações de física sejam executadas em FPS mais baixos, enquanto mantém o movimento suave, reduzindo a sobrecarga da CPU e melhorando a qualidade visual dos jogos.

Amostragem bicúbica de mapa de luz

Amostragem bicúbica de mapa de luz

A amostragem bicúbica foi reintroduzida para suavizar as arestas em mapas de luz, especialmente útil em sombras de baixa resolução. Embora essa funcionalidade acarrete um pequeno custo de desempenho no tempo de execução da GPU, ela pode ser desativada nas configurações do projeto, se necessário. Quando combinada com novas técnicas de antialiasing para amostras de luz direta, as sombras estáticas de baixa resolução apresentam uma qualidade visual muito superior.

Compressor de textura Betsy

Outra adição notável é o compressor de textura Betsy, uma ferramenta capaz de comprimir imagens em vários formatos de textura GPU de forma significativamente mais rápida do que os compressores atuais, reduzindo drasticamente o tempo de importação. Atualmente, Betsy é implementado para imagens HDR em alta qualidade, mas em breve será expandido para outros tipos de compressão e utilizado internamente para tarefas como a compressão de mapas de luz.

Otimizações em toda a engine

A equipe do Godot também focou em otimizações que melhoram o desempenho geral da engine. Estas incluem melhorias na alocação de memória ao formatar strings, inserção de novos elementos em arrays, e operações com strings como substituição e união, todas resultando em aumentos significativos de desempenho. Além disso, a importação de malhas com LODs foi otimizada, tornando-a cerca de duas vezes mais rápida.

Outras melhorias e correções

A versão também traz várias outras melhorias, como ajustes na interface do editor, correções na renderização e melhorias no sistema de importação, tornando a engine mais estável e eficiente. Entre as otimizações estão a melhoria na carga de HDRIs e o ajuste do cache de vértices para malhas, que resultam em um aumento de até 20% no tempo de quadro em cenas complexas.

Conclusão

Com 99 colaboradores contribuindo com 228 melhorias, esta versão de desenvolvimento do Godot 4.4 marca um passo importante na evolução da engine. A equipe encoraja todos os usuários a testarem esta versão e fornecerem feedback, ajudando a refinar e estabilizar as funcionalidades para futuras versões estáveis.