A nova versão da linguagem de programação Python 3.13 tem atraso de última hora devido à regressão de desempenho. O Python 3.13 estava programado para ser lançado com um novo interpretador interativo, modo de compilação experimental de thread livre para desabilitar o Global Interpreter Lock (GIL), um JIT experimental e outros novos recursos brilhantes. Porém, uma regressão de desempenho atrasou o lançamento do Python 3.13 para a próxima semana e, por sua vez, um lançamento inesperado do teste final do Python 3.13-rc3.
Uma regressão de desempenho “significativa” em cargas de trabalho específicas atrasou o lançamento planejado do Python 3.13 para 1º de outubro. A regressão é devido ao coletor de lixo cíclico incremental introduzido no início deste ciclo. A mudança agora foi revertida para o Python 3.13 e será revisitada para o Python 3.14. Portanto, há o Python 3.13-rc3 lançado hoje e deve ser o Python 3.13.0, exceto quaisquer outros problemas de última hora que surgirão nos próximos dias.
Python 3.13 tem atraso de última hora devido à regressão de desempenho
Python 3.13 é outra grande atualização anual para esta popular linguagem de programação. O Python 3.13 tem um novo interpretador interativo, removendo o GIL no modo experimental de compilação de thread livre, um JIT experimental para desempenho mais rápido, o WASI agora é uma plataforma suportada por Tier-2 e o Android e o iOS foram promovidos para plataformas suportadas por Tier-3.
O Python 3.13 também adiciona suporte para padrões de tipo em parâmetros de tipo, uma nova anotação de restrição de tipo e outras novas anotações. Mais detalhes sobre o lançamento não planejado do Python 3.13-rc3 e outras alterações a serem encontradas com a versão estável do Python 3.13 da próxima semana podem ser encontrados no Python Insider Blog. Se tudo correr bem, procure o Python 3.13.0 estável para ser batizado na próxima segunda-feira.