Engenheiro da Red Hat trabalha no suporte ao DRM Panic para driver AMDGPU

Suporte a "tela da morte" de DRM Panic chega a todas as GPUs AMD recentes

Um engenheiro da Red Hat trabalha no suporte ao DRM Panic para driver AMDGPU. A engenheira da Red Hat, Jocelyn Falempe, tem trabalhado para resolver o suporte ao DRM Panic para o driver AMDGPU.

A infraestrutura DRM Panic é útil, pois é o que permite apresentar uma tela de pânico, também conhecida como uma experiência do tipo “Tela Azul da Morte” ao se deparar com grandes problemas de kernel. Com o Linux 6.12, agora há a capacidade de mostrar códigos QR para mensagens de erro com o DRM Panic.

O DRM Panic requer integração de driver e, até agora, tem sido suportado principalmente pelos drivers menores e incorporados do Direct Rendering Manager (DRM). Também houve suporte ao Nouveau e outros trabalhos de capacitação em andamento. Jocelyn Falempe está ajudando na integração do AMDGPU.

Red Hat terá suporte ao DRM Panic para driver AMDGPU

Engenheiro da Red Hat trabalha no suporte ao DRM Panic para driver AMDGPU

Em um novo patch adicionando AMDGPU DCN30 DRM_Panic integração, Jocelyn explicou:

“Adicione suporte para o módulo drm_panic, que exibe uma mensagem bastante amigável na tela quando ocorre um pânico no kernel do Linux.

Deve funcionar em todas as leituras usando amdgpu_dm_plane.c, quando o framebuffer é linear (como quando em um VT). Para framebuffer lado a lado, ele
só funcionará no radeon com dcn30. Deve ser fácil adicionar suporte para dcn20 ou dcn31, mas não posso testá-lo. Eu testei em uma Radeon W6400 pro.”

Assim, outros desenvolvedores/testadores poderão fazer com que o código DRM_Panic funcione nas outras versões do DCN IP em breve. O patch DCN30 está agora em revisão.