Para alguns atualizar todo o sistema pode ser demorado e até causar uma certa impaciência, mas não precisa adiar a atualização deste ou daquele aplicativo, você pode fazer a atualização de apenas um pacote no Ubuntu, e não vai danificar o sistema. No entanto, salientamos que é muito importante manter o sistema atualizado, isso evita possíveis erros e falhas de segurança. Este tutorial é útil apenas se você tem um aplicativo que recebeu uma atualização e você já quer desfrutar de novos recursos sem ter que atualizar todos os outros pacotes, lembre-se que usando os comandos abaixo as dependências vão ser atualizadas também e você pode escolher se isso pode também deve ocorrer ou não.
Algumas ressalvadas precisam ser realizadas, o comando “apt-get install –only-upgrade” vai permitir atualizar apenas o pacot/e que você já tenha instalado, se você tem repositórios de terceiros saiba que ele também levará em conta a versão disponível neste repositório.
Digamos que eu tenha conhecimento que o Firefox 1000 está disponível, e eu quero atualizar apenas este pacote. Para que isso seja possível vou executar o comando da seguinte maneira:
sudo apt-get install --only-upgrade firefox
Mas, você também pode executar conforme o exemplo abaixo, neste caso o dist-upgrade vai atualizar também as dependência e cuidar dos possíveis conflitos se houver, mas os três exemplos de comandos vão fazer a mesma coisa:
sudo apt-get dist-upgrade firefox
E claro, mais uma maneira:
sudo apt-get upgrade firefox
Explicando os comandos
Quando usar o upgrade?
Pois bem, este comando deve ser usado quando você quiser que apenas um pacote seja atualizado no Ubuntu, mas você pode executar estes comandos nas derivações do Ubuntu e até do Debian, ele não vai causar nenhum problema ao seu sistema, não se preocupe. Algumas pessoas pensam que ao usar o upgrade duas versões do pacote vão existir, isso na verdade não vai ocorrer, o pacote será atualizado normalmente substituindo a versão antiga pela nova normalmente.
Quando usar o dist-upgrade?
O dist-upgrade fará ao mesmo tempo o trabalho do upgrade, digamos que seja o comando mais completo além de trabalhar de forma mais sensata em torno das dependências atualizando-as assim que necessário, ou seja, você terá um pacote atualizado e ao mesmo tempo suas dependências, e caso algo dê conflito este comando vai resolver para você.
Agora é com você, use a sintaxe que lhe a atende, mas se eu puder dar uma dica, use sempre o dist-upgrade! Hoje você viu como atualizar apenas um pacote no Ubuntu, Debian e derivados.