Windows 11

Gerenciador de Tarefas do Windows 11 mostra zero aplicativos ativos após atualização de visualização

Após atualização de visualização do Windows 11, Gerenciador de Tarefas exibe zero processos ativos, mesmo com aplicativos em execução. Microsoft está investigando solução.

Imagem com a logomarca do Windows

A Microsoft enfrenta um problema recente no Windows 11, que faz com que o Gerenciador de Tarefas informe que não há aplicativos ou processos em execução, embora esses estejam ativos. Esse erro, identificado após a atualização de visualização KB5044384 de outubro de 2024, causa uma contagem de zero nos processos exibidos no Gerenciador de Tarefas, indicando falha apenas no relatório de processos ativos.

Microsoft investiga erro no Gerenciador de Tarefas do Windows 11 após atualização

Bug do Gerenciador de Tarefas do Windows 11
Bug do Gerenciador de Tarefas do Windows 11 (KB0000001)

A falha foi anunciada pela Microsoft após relatos de usuários. A empresa detalhou que o problema está ligado ao modo “Agrupar por Tipo” ativado no Gerenciador de Tarefas. Nos dispositivos afetados, ao acessar o Gerenciador de Tarefas, o sistema não exibe qualquer aplicativo ou processo em andamento, mesmo que esses estejam operacionais. Em condições normais, o Gerenciador de Tarefas agrupa e conta os processos de aplicativos e sistemas, facilitando a supervisão dos recursos usados.

Para resolver o problema, os engenheiros da Microsoft estão desenvolvendo uma correção, que será incluída em futuras atualizações do sistema operacional. A previsão é que essa atualização ajuste o Gerenciador de Tarefas, restaurando a visibilidade dos processos ativos.

Outros problemas corrigidos

Além desse erro, a Microsoft solucionou recentemente outra falha que impactava o Windows 10. Essa falha, introduzida na atualização de setembro, impedia que certos aplicativos fossem executados por usuários não administrativos. A correção foi aplicada através do recurso de reversão de problemas conhecidos (KIR) do Windows, que possibilita o ajuste remoto de falhas identificadas nas atualizações.

A Microsoft sugere que os usuários mantenham o sistema atualizado para receber as melhorias e correções de falhas, garantindo uma experiência de uso mais estável e segura no Windows 11 e Windows 10.