Tecnologia Automotiva

Xiaomi SU7 Ultra atinge 359,71 km/h e apresenta sistema de condução autônoma avançada

O Xiaomi SU7 Ultra alcançou 359,71 km/h e revelou o novo Sistema de Condução Autônoma, que estará disponível em breve.

Xiaomi SU7 Ultra

A versão de produção do Xiaomi SU7 Ultra foi oficialmente apresentada no final do mês passado, e, em questão de minutos após o anúncio, a empresa já havia recebido 3.680 pré-encomendas reembolsáveis.

Xiaomi SU7 Ultra alcança 359,71 km/h e apresenta o Sistema de Condução Autônoma Avançada

Durante o Salão do Automóvel de Guangzhou, Lei Jun, CEO da Xiaomi, revelou que o SU7 atingiu uma velocidade máxima de 359,71 km/h em um teste recente realizado no CATARC Yan Cheng Automotive Proving Ground. Segundo Lei, “o que limitou a velocidade máxima do SU7 Ultra não foi o carro em si, mas a pista de testes”.

Com isso, especula-se que o SU7 Ultra poderia atingir velocidades ainda maiores. Para 2025, a Xiaomi planeja levar o modelo em uma grande jornada por diversos circuitos da China, além de retornar ao Nürburgring, na Alemanha. Lá, um protótipo do SU7 já havia feito uma volta de 6 minutos e 46,874 segundos, estabelecendo o recorde de carro de quatro portas mais rápido no famoso circuito. Durante esse teste, a velocidade máxima registrada foi de 324 km/h.

Sistema de Condução Autônoma Hyper-Autonomous Driving (HAD)

Xiaomi SU7 Ultra

Além disso, Lei Jun anunciou o novo Sistema de Condução Autônoma Hyper-Autonomous Driving (HAD), que começará a ser testado internamente a partir de 16 de novembro. A previsão é que o sistema seja lançado para o público em dezembro.

O HAD promete aprimorar a eficiência e a segurança da condução ao reduzir acelerações e frenagens bruscas, proporcionando uma experiência mais suave. Utilizando dados de condução reais, o sistema melhora as previsões de rotas e ajusta as decisões de direção com base nas condições em tempo real.

A Xiaomi garante que o HAD é capaz de navegar por ambientes complexos, como espaços estreitos, cruzamentos movimentados e vias com obstáculos. Por meio de um “Modelo Visão-Linguagem” (VLM), o sistema também lidará com cenários desafiadores, como superfícies de ruas irregulares, zonas de construção e interseções em T.