O Projeto KDE lançou a versão 6.10 do KDE Frameworks, uma atualização mensal para sua coleção de bibliotecas complementares ao Qt, essenciais para o funcionamento dos aplicativos e do desktop KDE Plasma. Esta versão traz algumas melhorias notáveis, como a integração do KRunner com a capacidade de converter entre “unidades de rack” e outras unidades de medida de comprimento, um recurso útil para os usuários que trabalham com hardware ou servidores.
KDE Frameworks 6.10
O KDE Frameworks 6.10 também introduz novos ícones no tema Breeze, incluindo ícones atualizados para o gerenciador de arquivos PCManFM-Qt, utilizado no LXQt, e para pacotes Snap, aprimorando a experiência visual e a consistência do ambiente. O tema também foi enriquecido com o ícone Breeze “open-link”, que apresenta a clássica seta apontando para fora do canto de um quadrado.
O suporte ao plugin DDS foi restaurado nesta versão e agora está habilitado por padrão, permitindo que os usuários trabalhem com imagens DDS de forma mais eficiente. No editor de texto KTextEditor, a versão 6.10 também trouxe melhorias na performance, otimizando as linhas de comando kill para uma maior quantidade de cursores.
Com relação à acessibilidade, várias melhorias foram implementadas, incluindo ajustes na navegação via teclado em componentes baseados em Kirigami, como o Plasma Discover. O suporte para mnemônicos também foi aprimorado, o que facilita a interação com os componentes do KDE Plasma.
Esta atualização também resolve problemas de estabilidade, como travamentos causados por arquivos de montagem de loop no arquivo /etc/fstab de distribuições Linux, além de corrigir falhas em papéis de parede com metadados EXIF ??excepcionais que causavam a sobrecarga de texto nos seletores de papel de parede do Plasma.
Com essas e outras melhorias, o KDE Frameworks 6.10 promete otimizar ainda mais o ambiente de trabalho e o desempenho dos aplicativos KDE. Para obter a atualização, basta verificar os repositórios estáveis das suas distribuições Linux favoritas e realizar a atualização.