O projeto KDE recebeu doação de US $ 300.000 para impulsionar desenvolvimento. Não só do KDE mas também do Calligra. O KDE eV, a organização sem fins lucrativos que é responsável por representar a comunidade do KDE em questões legais e econômicas, acaba de receber uma grande quantia de dinheiro da Handshake Foundation.
Portanto, o desenvolvimento do KDE agora tem um adicional de US $ 300.000. Desse montante, US $ 100.000 serão destinados especificamente para o desenvolvimento do Calligra. Este é a alternativa do KDE para suítes de escritório como o LibreOffice.
Presente de aniversário
O KDE acabara de completar 22 anos no último final de semana. Da mesma forma, o KDE Plasma está experimentando um de seus melhores momentos. Alguns usuários acreditam que é o melhor, mais moderno e poderoso ambiente no Linux.
No entanto, o Calligra não é exatamente um projeto novo. Ele é desenvolvido desde 2012, mas seu início remonta ao ano 2000, quando foi lançado como o KOffice, uma suíte de escritório para o KDE. Além disso, existem também versões (embora com suporte básico) para Windows, macOS e FreeBSD.
O que o Calligra tem de diferente
Além de processamento de texto clássico, planilhas e apresentações também o Calligra inclui aplicativos como:
- Karbon para desenhar gráficos vetoriais;
- Flow para criar diagramas;
- Plan, para gerenciar projetos e
- Kexi para criar bancos de dados.
Na verdade, até a versão 2.9 do Calligra, o Krita , um dos melhores aplicativos de código aberto para ilustração digital, fazia parte do pacote.
KDE announces it received a $300,000 donation from @HNS (Handshake Foundation). @kdecommunity plans to use $100,000 of it specifically toward development of the Calligra office suite. Also, KDE celebrated its 22nd anniversary yesterday—Happy Birthday KDE! https://t.co/o6JOoXP4P4 pic.twitter.com/jWGfyRcpwe
— linuxjournal (@linuxjournal) 15 de outubro de 2018
A comunidade do KDE espera que os frutos desta contribuição sejam vistos em breve.