A DreamWorks Animation anunciou o lançamento da versão 2.15.0.1 do OpenMoonRay, seu renderizador de produção de alto desempenho, agora disponível como código aberto. Este anúncio representa um avanço significativo para artistas 3D, desenvolvedores e estúdios que utilizam ferramentas de renderização sofisticadas em ambientes colaborativos e de código livre.
O OpenMoonRay é um renderizador fisicamente baseado desenvolvido para atender às exigências de grandes produções de animação da própria DreamWorks. Com a abertura de seu código-fonte, o projeto se tornou uma plataforma valiosa para experimentação, inovação e contribuições da comunidade de computação gráfica.
A nova versão 2.15.0.1 traz importantes novidades: um robusto regression suite (RATS) para assegurar a qualidade visual e de performance, suporte à arquitetura NUMA que melhora o desempenho em grandes farms de render, a nova interface gráfica rdla_gui para controle interativo em tempo real, além de diversas otimizações artísticas e técnicas que elevam ainda mais a capacidade do renderizador. Essas melhorias são estratégicas para fluxos de trabalho exigentes e refletem o amadurecimento do OpenMoonRay como solução profissional.
Inovações em desempenho e qualidade para OpenMoonRay 2.15.0.1
Novo regression suite (RATS): garantindo a qualidade da renderização
Uma das adições centrais desta versão é o novo Regression Suite (RATS), que introduz cerca de 400 testes automatizados para garantir consistência de imagem e desempenho.
O RATS gera imagens canônicas a partir de cenas de teste e verifica se novas versões do renderizador mantêm ou melhoram a qualidade esperada. Esse mecanismo é essencial para prevenir regressões visuais ou de performance e garantir que melhorias futuras não tragam efeitos colaterais indesejados.
Suporte à arquitetura NUMA: otimização para grandes farms de render
O OpenMoonRay 2.15.0.1 agora adiciona suporte completo à arquitetura NUMA (Non-Uniform Memory Access).
Para os não iniciados, NUMA é uma arquitetura comum em sistemas com múltiplos processadores, onde o tempo de acesso à memória depende da proximidade física entre CPU e RAM. Essa arquitetura é comum em servidores de alto desempenho e estações de trabalho avançadas.
Com os novos controles de afinidade de CPU e memória, o OpenMoonRay se adapta melhor a esse tipo de sistema, garantindo que os processadores acessem a memória mais próxima de forma preferencial. Isso reduz a latência, melhora o throughput e otimiza o uso de recursos, sendo um recurso altamente desejado em farms de renderização.
rdla_gui: controle em tempo real da renderização
A nova ferramenta rdla_gui é uma adição importante ao ecossistema do OpenMoonRay.
Esta interface gráfica (GUI) permite o controle em tempo real durante a renderização, criando uma visualização a partir de objetos e parâmetros definidos em arquivos .rdla
. A GUI atualiza dinamicamente um arquivo delta (.rdla), permitindo ajustes precisos sem interromper o render.
Essa funcionalidade proporciona mais agilidade e flexibilidade para artistas e engenheiros, que podem visualizar modificações instantaneamente e acelerar a iteratividade criativa em seus projetos.
Aprimoramentos artísticos e técnicos na renderização
Novos lightsets e mapas
A versão 2.15.0.1 traz melhorias que oferecem mais controle artístico sobre a iluminação e os materiais:
- Lightsets por lobe BSDF: agora é possível criar configurações específicas de luz baseadas nos lobes do Bidirectional Scattering Distribution Function.
- Novo mapa TwoSidedMap: facilita o controle de materiais com lados diferenciados.
- Rotação de ImageMap: imagens UDIM agora podem ser rotacionadas a partir do centro, dando mais liberdade na construção de materiais complexos.
Essas mudanças ampliam as possibilidades para a criação de efeitos de iluminação sofisticados, materiais realistas e maior controle visual sobre a cena.
Suporte a múltiplos BSSRDFs e hdMoonRay
O renderizador agora suporta múltiplos BSSRDFs (Bidirectional Surface Scattering Reflectance Distribution Functions) em um mesmo material.
Para quem não está familiarizado, BSSRDFs são modelos que descrevem como a luz penetra e se espalha dentro de objetos translúcidos, como pele, cera ou leite, criando efeitos de translucidez realistas.
Além disso, foram adicionadas funções e aprimoramentos para hdMoonray, a integração do renderizador com o framework Hydra/USD, fortalecendo a compatibilidade com o Universal Scene Description, padrão da indústria em pipelines de CG.
Correções de bugs e otimizações internas
Estabilidade e robustez
- Corrigido crash ao fechar projetos grandes não salvos.
- Resolvido problema com DwaColorCorrectMaterial e DwaSwitchMaterial.
- Motion blur de aceleração em UsdGeometry foi corrigido.
- Meshes não atribuídas não são mais submetidas pelo UsdGeometry.
- Checkpointing baseado em sinal teve seu diretório temporário ajustado.
Otimizações e compatibilidade
- Saída de arquivos para checkpointing foi otimizada.
- Corrigido peso escalar em ToonBRDF.
- OCIO agora é corretamente construído no moonray_gui.
- Avaliação correta do atributo SwitchNormalMap.
- Corrigido erro de link da biblioteca OIIO libtiff.
- Ajustada discrepância de look em SSS random walk.
- Corrigido
use_default_color
para imagens não-UDIM. - Build warning SHA1 resolvido no Rocky 9.4.
- Plugins moonrayShaderDiscovery e moonrayShaderParser agora são instalados corretamente.
- RectLights e PortalLights agora podem coexistir na mesma cena.
Contribuições da comunidade
Dois contribuidores merecem destaque:
- James Horsley e Ryan Russell, que contribuíram com correções de includes, melhorias de mutexes e refinamentos de legibilidade de código, fortalecendo a base do projeto.
Conclusão: OpenMoonRay 2.15.0.1 – um renderizador de produção cada vez mais acessível
A versão 2.15.0.1 do OpenMoonRay é um testemunho do compromisso contínuo da DreamWorks Animation com a excelência em renderização 3D e com a comunidade de software livre. Com o suporte a NUMA, o novo RATS para garantir a qualidade, a interface rdla_gui para controle em tempo real e dezenas de aprimoramentos técnicos e artísticos, o OpenMoonRay se consolida como uma opção cada vez mais poderosa e acessível para pipelines de produção.
Essas melhorias fortalecem o potencial de inovação de artistas, estúdios e engenheiros, impulsionando a qualidade visual, o desempenho computacional e a eficiência do processo criativo em CG de alto nível.
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