Godot 4.5 Beta 1: um mergulho completo nas centenas de novidades que transformarão o desenvolvimento de jogos

Escrito por
Emanuel Negromonte
Emanuel Negromonte é Jornalista, Mestre em Tecnologia da Informação e atualmente cursa a segunda graduação em Engenharia de Software. Com 14 anos de experiência escrevendo sobre...

Godot 4.5 Beta 1 lançado com centenas de novidades em animação, física, renderização e suporte a plataformas.

Uma nova era de inovação está surgindo para a comunidade de desenvolvimento de jogos open source! O Godot Engine, a alternativa vibrante e crescente a motores proprietários como Unity e Unreal Engine, acaba de lançar sua primeira pré-versão da próxima major release: o Godot 4.5 Beta 1.

Conteúdo

Esta versão representa um marco crucial, não apenas por atingir o feature-freeze (congelamento de funcionalidades), mas por trazer uma pletora de correções e uma vasta gama de novos recursos que foram integrados nos últimos momentos antes do congelamento. As novidades abrangem praticamente todos os subsistemas do motor, prometendo revolucionar a forma como jogos são criados em Linux, Windows, macOS, Android e outras plataformas.

Neste artigo, faremos um mergulho detalhado nas centenas de melhorias e novas funcionalidades do Godot 4.5 Beta 1, traduzindo a complexidade técnica em benefícios práticos para desenvolvedores, artistas e game designers que buscam levar seus projetos para o próximo nível.

Godot 4.5: destaques e quebras de compatibilidade

O lançamento do Godot 4.5 Beta 1 marca o início de uma fase beta focada na correção de bugs e regressões. Com isso, algumas mudanças estruturais importantes foram implementadas, exigindo atenção de quem mantém projetos em versões anteriores.

Quebras de compatibilidade (breaking changes)

Embora o Godot evite quebras de compatibilidade sempre que possível, certas alterações são inevitáveis para corrigir problemas complexos ou melhorar a arquitetura do motor:

  • Física de Tilemap: agora manipulada em chunks, afetando chamadas como get_coords_for_body_rid().
  • Nós internos: não são mais duplicados automaticamente.
  • NodeOneShot fading: alterado para usar self.delta em vez de input.delta.
  • Navegação 2D e 3D: atualizações passaram a ser assíncronas.
  • Callbacks de navegação: agora usam Vector2 em vez de Vector3.
  • Exportação Android: a opção compress_native_libraries foi removida.
  • Jolt Physics: configuração Areas Detect Static Bodies removida.
  • JSONRPC: método set_scope() removido.

Animação: movimentos mais naturais e edição aprimorada

BoneConstraint3D: controle ósseo avançado

A nova classe BoneConstraint3D permite que ossos sejam vinculados entre si, possibilitando animações mais realistas e poses complexas em personagens 3D.

Melhorias na experiência do usuário e organização

  • Editor Bézier: suporte a manipulação de múltiplas curvas com drag-and-scale.
  • Tangentes automáticas: opção de tangentes balanceadas e espelhadas.
  • Player de animação: ordenação alfabética e filtragem de animações.

Áudio e vídeo: compatibilidade e otimização

Busca em vídeos Theora e áudio multicanal

  • Theora: agora é possível buscar (seek) dentro de vídeos nesse formato.
  • Resampler multicanal: chiados em arquivos com 6+ canais foram eliminados.

Metadados em streams de áudio

Tags de metadados foram adicionadas a arquivos WAV e OGG, enriquecendo o tratamento de áudio para jogos com som dinâmico.

C#: desempenho e a caminho do GDExtension

NativeAOT no Android: performance e leveza

Agora com suporte a NativeAOT, os aplicativos .NET podem ser compilados diretamente para código nativo no Android, com melhorias significativas em desempenho.

Otimizações de interop e eliminação de alocações

Remoções estratégicas de StringName em métodos .NET resultaram em reduções de até 60x no consumo de recursos.

Futuro: .NET em Web e GDExtension

O Godot está gradualmente substituindo o módulo .NET por GDExtension, com promessas de estabilidade e interoperabilidade superiores.

Core: depuração revolucionária e controle de recursos

Backtraces de script em logs: depuração simplificada

Agora é possível obter backtraces detalhados de GDScript e C# diretamente nos logs, mesmo em builds de release, facilitando a depuração em campo.

Resource.duplicate: controle total da duplicação

Com a adição de Resource.duplicate_deep(), o controle sobre duplicações profundas agora é confiável e poderoso.

Otimizações de performance e segurança

  • Signals thread-safe.
  • Node.get_orphan_node_ids para limpeza de memória.
  • Serialização com Grisu2: mais precisão.

Documentação e editor: melhorias para desenvolvedores

Documentação mais clara e acessível

  • Indentação padronizada com tabs.
  • Marcação de métodos @required na documentação.
  • Fluxo de tradução aprimorado com previews de idiomas.

Editor: visualizações e workflow aprimorados

  • Miniaturas de cena reformuladas.
  • EditorScripts nomeados.
  • Mute Game, VRAM Profiler, Colar como Único.

GDScript: uma linguagem de script mais poderosa e flexível

Palavra-chave abstract: classes e funções abstratas

A nova palavra-chave abstract permite estruturas de herança mais robustas.

Suporte a variadic arguments

Agora é possível definir funções com número variável de argumentos, ampliando a flexibilidade da linguagem.

Melhorias no editor de script

Aprimoramentos em autocompletar, destaque de membros, e color pickers inline facilitam a produtividade.

GUI e acessibilidade: uma interface mais inclusiva e modular

AccessKit: suporte nativo a leitores de tela

Com o AccessKit integrado, o Godot agora oferece acessibilidade completa para usuários com deficiência visual.

Containers dobráveis e controle recursivo

A introdução do FoldableContainer e melhorias em propriedades recursivas elevam a sofisticação das interfaces.

SVGTexture e otimização

Rastreamento direto de SVGs e rasterização acelerada com importador dedicado.

Importação: workflow 3D mais flexível

  • Edição em lote de materiais externos.
  • UIDs substituem caminhos.
  • Libjpeg-turbo para maior desempenho de JPG.

Input: SDL3 como novo driver de gamepad

O novo driver de entrada baseado em SDL3 promete melhor suporte e estabilidade para joysticks e gamepads.

Internacionalização: o editor em seu idioma nativo

  • Previews de idioma no editor.
  • Troca de idioma on-the-fly.
  • Reconhecimento aos contribuidores da comunidade.

Separação da lógica 2D e 3D, integração em módulos independentes e sincronização assíncrona para melhor desempenho.

Física: simulações mais precisas e estáveis

Interpolação de timestep fixo 3D

Simulações agora são mais suaves e precisas, com correções fundamentais.

Melhorias na integração Jolt Physics

Com 20 correções, a experiência com Jolt é significativamente mais robusta.

Novos recursos físicos

  • Aplicação de impulsos a SoftBody3D.
  • Física de tilemaps em chunks.
  • Suporte à interpolação em SoftBody3D.

Plataformas: suporte expandido e otimizações específicas

Android

  • Melhorias no editor com TouchActionsPanel.
  • Suporte a CameraFeed e páginas de 16kb.

Linux (Wayland)

  • Suporte real a multi-janela mesmo sem sub-janelas.

macOS

  • Nova forma de incorporação de janelas, sem hacks.

visionOS

  • Suporte inicial ao ambiente XR da Apple.
  • Colaboração com engenheiros da Apple.

Web

  • SIMD para aceleração de desempenho.
  • Otimizações que tornam o editor mais leve.

Windows

  • Fim do suporte a Windows 7 e 8.1.
  • Assinatura de binários com novo certificado.

Rendering e shaders: stencils, SMAA e otimizações

Stencils: um recurso há muito aguardado

Suporte a stencils finalmente adicionado ao motor, permitindo efeitos como outline, x-ray e cel-shading.

Aprimoramentos em shaders e renderização

  • SMAA, bent normal maps e motion vectors.
  • Novo shader baker para compilar shaders no momento da exportação.

XR: novas extensões e backends OpenXR

  • Suporte a Direct3D 12 OpenXR.
  • Render model, spatial entities, e novos recursos em desenvolvimento.

Changelog, downloads e como contribuir

Changelog completo

Mais de 1817 commits de 334 contribuidores desde o Godot 4.4.

Downloads

Disponível para Linux, Windows e macOS, em versões Standard e .NET.

Problemas conhecidos

Atenção com:

  • Windows Defender e SmartScreen.
  • Shader Baker no Android.
  • Wayland: popups fora da tela.

Apoio ao projeto

Contribua via Godot Development Fund ou doações diretas. O Godot é movido por sua comunidade!

Conclusão: Godot 4.5 – a próxima fronteira do desenvolvimento de jogos open source

O lançamento do Godot 4.5 Beta 1 é um testemunho espetacular da vitalidade e da ambição do Godot Engine. Com centenas de novas funcionalidades, aprimoramentos de desempenho e um foco contínuo em acessibilidade e flexibilidade de plataforma, esta versão não apenas consolida o Godot como uma força inovadora no desenvolvimento de jogos, mas também demonstra o poder da comunidade open source em empurrar os limites da tecnologia.

Participe da fase beta do Godot 4.5 e ajude a moldar o futuro dos jogos! Para mais notícias, análises e guias sobre o Godot Engine e o universo do desenvolvimento de jogos, continue acompanhando o SempreUpdate!

Compartilhe este artigo