Uma nova era de inovação está surgindo para a comunidade de desenvolvimento de jogos open source! O Godot Engine, a alternativa vibrante e crescente a motores proprietários como Unity e Unreal Engine, acaba de lançar sua primeira pré-versão da próxima major release: o Godot 4.5 Beta 1.
Esta versão representa um marco crucial, não apenas por atingir o feature-freeze (congelamento de funcionalidades), mas por trazer uma pletora de correções e uma vasta gama de novos recursos que foram integrados nos últimos momentos antes do congelamento. As novidades abrangem praticamente todos os subsistemas do motor, prometendo revolucionar a forma como jogos são criados em Linux, Windows, macOS, Android e outras plataformas.
Neste artigo, faremos um mergulho detalhado nas centenas de melhorias e novas funcionalidades do Godot 4.5 Beta 1, traduzindo a complexidade técnica em benefícios práticos para desenvolvedores, artistas e game designers que buscam levar seus projetos para o próximo nível.
Godot 4.5: destaques e quebras de compatibilidade
O lançamento do Godot 4.5 Beta 1 marca o início de uma fase beta focada na correção de bugs e regressões. Com isso, algumas mudanças estruturais importantes foram implementadas, exigindo atenção de quem mantém projetos em versões anteriores.
Quebras de compatibilidade (breaking changes)
Embora o Godot evite quebras de compatibilidade sempre que possível, certas alterações são inevitáveis para corrigir problemas complexos ou melhorar a arquitetura do motor:
- Física de Tilemap: agora manipulada em chunks, afetando chamadas como
get_coords_for_body_rid()
. - Nós internos: não são mais duplicados automaticamente.
- NodeOneShot fading: alterado para usar
self.delta
em vez deinput.delta
. - Navegação 2D e 3D: atualizações passaram a ser assíncronas.
- Callbacks de navegação: agora usam
Vector2
em vez deVector3
. - Exportação Android: a opção
compress_native_libraries
foi removida. - Jolt Physics: configuração
Areas Detect Static Bodies
removida. - JSONRPC: método
set_scope()
removido.
Animação: movimentos mais naturais e edição aprimorada
BoneConstraint3D: controle ósseo avançado
A nova classe BoneConstraint3D permite que ossos sejam vinculados entre si, possibilitando animações mais realistas e poses complexas em personagens 3D.
Melhorias na experiência do usuário e organização
- Editor Bézier: suporte a manipulação de múltiplas curvas com drag-and-scale.
- Tangentes automáticas: opção de tangentes balanceadas e espelhadas.
- Player de animação: ordenação alfabética e filtragem de animações.
Áudio e vídeo: compatibilidade e otimização
Busca em vídeos Theora e áudio multicanal
- Theora: agora é possível buscar (
seek
) dentro de vídeos nesse formato. - Resampler multicanal: chiados em arquivos com 6+ canais foram eliminados.
Metadados em streams de áudio
Tags de metadados foram adicionadas a arquivos WAV e OGG, enriquecendo o tratamento de áudio para jogos com som dinâmico.
C#: desempenho e a caminho do GDExtension
NativeAOT no Android: performance e leveza
Agora com suporte a NativeAOT, os aplicativos .NET podem ser compilados diretamente para código nativo no Android, com melhorias significativas em desempenho.
Otimizações de interop e eliminação de alocações
Remoções estratégicas de StringName
em métodos .NET resultaram em reduções de até 60x no consumo de recursos.
Futuro: .NET em Web e GDExtension
O Godot está gradualmente substituindo o módulo .NET por GDExtension, com promessas de estabilidade e interoperabilidade superiores.
Core: depuração revolucionária e controle de recursos
Backtraces de script em logs: depuração simplificada
Agora é possível obter backtraces detalhados de GDScript e C# diretamente nos logs, mesmo em builds de release, facilitando a depuração em campo.
Resource.duplicate: controle total da duplicação
Com a adição de Resource.duplicate_deep()
, o controle sobre duplicações profundas agora é confiável e poderoso.
Otimizações de performance e segurança
- Signals thread-safe.
- Node.get_orphan_node_ids para limpeza de memória.
- Serialização com Grisu2: mais precisão.
Documentação e editor: melhorias para desenvolvedores
Documentação mais clara e acessível
- Indentação padronizada com tabs.
- Marcação de métodos
@required
na documentação. - Fluxo de tradução aprimorado com previews de idiomas.
Editor: visualizações e workflow aprimorados
- Miniaturas de cena reformuladas.
- EditorScripts nomeados.
- Mute Game, VRAM Profiler, Colar como Único.
GDScript: uma linguagem de script mais poderosa e flexível
Palavra-chave abstract: classes e funções abstratas
A nova palavra-chave abstract permite estruturas de herança mais robustas.
Suporte a variadic arguments
Agora é possível definir funções com número variável de argumentos, ampliando a flexibilidade da linguagem.
Melhorias no editor de script
Aprimoramentos em autocompletar, destaque de membros, e color pickers inline facilitam a produtividade.
GUI e acessibilidade: uma interface mais inclusiva e modular
AccessKit: suporte nativo a leitores de tela
Com o AccessKit integrado, o Godot agora oferece acessibilidade completa para usuários com deficiência visual.
Containers dobráveis e controle recursivo
A introdução do FoldableContainer e melhorias em propriedades recursivas elevam a sofisticação das interfaces.
SVGTexture e otimização
Rastreamento direto de SVGs e rasterização acelerada com importador dedicado.
Importação: workflow 3D mais flexível
- Edição em lote de materiais externos.
- UIDs substituem caminhos.
- Libjpeg-turbo para maior desempenho de JPG.
Input: SDL3 como novo driver de gamepad
O novo driver de entrada baseado em SDL3 promete melhor suporte e estabilidade para joysticks e gamepads.
Internacionalização: o editor em seu idioma nativo
- Previews de idioma no editor.
- Troca de idioma on-the-fly.
- Reconhecimento aos contribuidores da comunidade.
Navegação: desempenho aprimorado e estrutura modular
Separação da lógica 2D e 3D, integração em módulos independentes e sincronização assíncrona para melhor desempenho.
Física: simulações mais precisas e estáveis
Interpolação de timestep fixo 3D
Simulações agora são mais suaves e precisas, com correções fundamentais.
Melhorias na integração Jolt Physics
Com 20 correções, a experiência com Jolt é significativamente mais robusta.
Novos recursos físicos
- Aplicação de impulsos a SoftBody3D.
- Física de tilemaps em chunks.
- Suporte à interpolação em SoftBody3D.
Plataformas: suporte expandido e otimizações específicas
Android
- Melhorias no editor com TouchActionsPanel.
- Suporte a CameraFeed e páginas de 16kb.
Linux (Wayland)

- Suporte real a multi-janela mesmo sem sub-janelas.
macOS
- Nova forma de incorporação de janelas, sem hacks.
visionOS
- Suporte inicial ao ambiente XR da Apple.
- Colaboração com engenheiros da Apple.
Web
- SIMD para aceleração de desempenho.
- Otimizações que tornam o editor mais leve.
Windows
- Fim do suporte a Windows 7 e 8.1.
- Assinatura de binários com novo certificado.
Rendering e shaders: stencils, SMAA e otimizações
Stencils: um recurso há muito aguardado
Suporte a stencils finalmente adicionado ao motor, permitindo efeitos como outline, x-ray e cel-shading.
Aprimoramentos em shaders e renderização
- SMAA, bent normal maps e motion vectors.
- Novo shader baker para compilar shaders no momento da exportação.
XR: novas extensões e backends OpenXR
- Suporte a Direct3D 12 OpenXR.
- Render model, spatial entities, e novos recursos em desenvolvimento.
Changelog, downloads e como contribuir
Changelog completo
Mais de 1817 commits de 334 contribuidores desde o Godot 4.4.
Downloads
Disponível para Linux, Windows e macOS, em versões Standard e .NET.
Problemas conhecidos
Atenção com:
- Windows Defender e SmartScreen.
- Shader Baker no Android.
- Wayland: popups fora da tela.
Apoio ao projeto
Contribua via Godot Development Fund ou doações diretas. O Godot é movido por sua comunidade!
Conclusão: Godot 4.5 – a próxima fronteira do desenvolvimento de jogos open source
O lançamento do Godot 4.5 Beta 1 é um testemunho espetacular da vitalidade e da ambição do Godot Engine. Com centenas de novas funcionalidades, aprimoramentos de desempenho e um foco contínuo em acessibilidade e flexibilidade de plataforma, esta versão não apenas consolida o Godot como uma força inovadora no desenvolvimento de jogos, mas também demonstra o poder da comunidade open source em empurrar os limites da tecnologia.
Participe da fase beta do Godot 4.5 e ajude a moldar o futuro dos jogos! Para mais notícias, análises e guias sobre o Godot Engine e o universo do desenvolvimento de jogos, continue acompanhando o SempreUpdate!