Linux-libre 5.6-gnu lançado após chegada do kernel 5.6
Kernel GNU Linux-libre 5.4 lançado

O desenvolvedor Alexandre Oliva, em nome do GNU Linux-libre, anunciou o lançamento do GNU Linux-libre 4.20-gnu. Esta é baseada na nova versão do recém-lançado Linux 4.20. A diferença é que remove o suporte para carregar módulos binários e desabilitar o código do driver que tenta carregar firmware/microcódigo não livre. Portanto, o GNU Linux-libre 4.20 lançado com uma nova rodada de driver de blobbing.

A ação de blobbing ocorreu durante o ciclo do Linux 4.20. Abaixo, Alexandre lista todo o trabalho nas rodadas existentes.

Três novos drivers contendo pedidos de blobs os desativaram: MT76x0E, Lantiq/Intel GSWIP e Microsemi PHY. Outros drivers solicitando os blobs exigiam atualização para o código de limpeza: btrtl, AMD GPU, i915 CSR, criptografia PSP, MT76x0U, MT76x2E, MT76x2U, qtnfmac, Qualcomm ADSP e Hexagon V5 Remoteproc, x86 touchscreen, hda ca0132, ath10k e iwlwifi.

Mais detalhes e links de download para esta versão aprovada pelo Free Software Foundation do kernel Linux podem ser encontrados através do info-gnu.

Histórico

O GNU Linux-libre é uma versão gratuita do kernel Linux, adequado para uso com o sistema operacional GNU 100% gratuito. Ele remove componentes não-livres do Linux, que são disfarçados como código-fonte ou distribuídos em arquivos separados. Também desabilita solicitações de tempo de execução para componentes não-livres, enviados separadamente ou como
parte do Linux, e documentação apontando para eles, de modo a evitar
atrair os usuários para a armadilha do Software não-Livre.

O Linux-libre começou a ser desenvolvido a partir da distribuição gNewSense GNU/Linux. Mais tarde foi adotado por Jeff Moe, que cunhou seu nome, e em 2008, tornou-se um projeto mantido pela FSF Latin America. Em 2012, tornou-se parte do Projeto GNU.

O projeto GNU Linux-libre tem uma abordagem de mudanças mínimas para
limpeza do Linux.

[button href=”https://www.fsfla.org/ikiwiki/selibre/linux-libre/#downloads” type=”btn-default” size=”btn-lg”]GNU Linux Libre[/button]