O segundo lançamento de desenvolvimento após a estréia estável do Wine 4.0 no mês passado já está disponível para testes. O Wine 4.2 é lançado com suporte a chaves de criptografia ECC. Por outro lado, já faz um tempo desde que a Valve lançou uma nova atualização do Proton para o lançamento do Wine que impulsiona o Steam Play. O objetivo é rodar jogos do Windows no Linux. Felizmente, neste fim de semana, uma nova versão do Proton já está disponível. Então, confira neste post que Wine 4.2 e Proton 3.16-7 são lançados com várias atualizações.
Ele adiciona:
- Suporte à normalização de strings Unicode;
- Suporte a chaves criptográficas ECC;
- Suporte a mixagem de DLLs de 32/64 bits no caminho de carregamento;
- Implementações baseadas em futex para sincronização;
- e a solução usual de correções de bugs.
Há 60 correções de bugs conhecidas nas últimas duas semanas, incluindo correção de desempenho “ruim” para jogos Source Engine. Além disso, muitas correções de vazamento de memória Valgrind, correções EA Sports FIFA, algumas correções de travamento Far Cry e uma variedade de outras correções de jogos.
Mais detalhes sobre as alterações do Wine 4.2 via WineHQ.org.
Resumo das alterações
- Suporte à normalização de cadeias Unicode;
- Suporte para chaves criptográficas ECC;
- Suporte para mixar dlls de 32/64 bits no caminho de carga;
- Implementações baseadas em Futex para mais primitivos de sincronização.
A fonte está disponível nos seguintes locais:
[button href=”https://dl.winehq.org/wine/source/4.x/wine-4.2.tar.xz” type=”btn-default” size=”btn-lg”]Baixar Wine 4.2[/button]
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Wine 4.0
O Wine 4.0 foi lançado com muitas novidades e melhorias de desempenho. Entre elas, destacamos:
- Suporte da Vulkan, que é importante por si só, mas também para o DXVK e afins que surgiram para melhorar a experiência de jogo baseada no Wine e todas as mudanças que aconteceram nessa frente.
- O CSMT (Direct-Multi-Threaded Command-Stream) é ativado por padrão para melhor desempenho.
- Os bits iniciais do suporte do Direct3D 12 usando o projeto VKD3D para mapear o D3D12 em cima do Vulkan.
- Os contextos principais do OpenGL agora estão habilitados por padrão no Direct3D.
- Continuação do trabalho em suporte de exibição HiDPI (alta DPI) e outras melhorias de dimensionamento de DPI.
- Suporte para gamepads HID, bem como controladores de jogos através do SDL. Separadamente, também há trabalho para melhorar o suporte do joystick do Wine.
- Suporte a textura de vários exemplos para o Direct3D.
- Suporte para consultar dados da BIOS no Linux.
- Suporte de autenticação Kerberos.
- Continuação do trabalho no Wine para Android.
- Melhor manuseio das instruções privilegiadas do processador x86_64.
- Depuração de suporte para processos WoW64.
- Melhor manuseio de código .NET de 32 bits em 64 bits.
- Suporte para compactação de textura DXTn.
- Trabalho de conclusão automática.
- Melhorias no agendador de tarefas.
Proton 3.16-7 chega com atualizações para DXVK e novo FAudio
O Proton 3.16-7 é a nova atualização e inclui:
- DXVK 0.96 para executar o Direct3D no topo do Vulkan;
- Ele também emprega a nova versão do FAudio 19.02 para melhor suporte de áudio em jogos mais recentes;
- Esta atualização Proton também tem correções para falhas em alguns jogos Direct3D 9 sob os drivers Mesa;
- Várias outras correções de jogos;
- Melhor comportamento do controlador para alguns jogos;
- Uma nova opção de tempo de execução para desabilitar o suporte a Direct3D 10;
- Melhor suporte para antigos SDKs SteamWorks e várias outras correções.
Mais detalhes sobre este novo Proton 3.16-7 através do GitHub da ValveSoftware.
Wine-Staging
O Wine-Staging continua carregando centenas de remendos adicionais baseados no upstream do Wine. Ele fornece várias correções experimentais/de teste e outras adições de recursos ainda não prontas para o Mainline Wine.
O Wine-Staging tem carregado mais de 800 patches e, às vezes, até acima de 900, mas com o Wine-Staging 4.2, eles agora conseguiram atingir o nível de 800 patches. Não é que eles estejam descartando patches, mas muito do trabalho do Wine-Staging agora foi considerado pronto. Um número de patches em torno dos Codecs do Windows, NTDLL, BCrypt, WineD3D e outros patches foram atualizados.
Os novos patches para o Wine-Staging incluem uma correção para um relatório de bug de uma década sobre jogos DirectX 3 como Resident Evil 1 falhar ao inicializar o dispositivo de hardware gráfico. Existem também correções para corrigir problemas de desenho GDI no modo de gráficos avançados.
Os mais recentes instantâneos de desenvolvimento de Wine e Wine-Staging estão disponíveis no site WineHQ.org.