A Fundação Linux anunciou o lançamento da sétima versão do Automotive Grade Linux (AGL). Trata-se de um projeto de código aberto da Fundação Linux, que desenvolve uma plataforma de software compartilhada para tecnologia em veículos. A plataforma da AGL é o Unified Code Base (UCB) 7.0. Entre as novidades, apresenta APIs de reconhecimento de voz de código aberto. A AGL também recebe cinco novos membros: BlackRidge Technology, Capgemini, Insignary, Nippon Seiki e Total.
Detalhes do projeto
Empresas como Toyota, Ford, Nissan, Honda, Jaguar Land Rover, Mazda, Mitsubishi e Subaru estão envolvidas no desenvolvimento do projeto.
A ideia é construir uma base unificada de códigos, uma plataforma universal para uso em vários subsistemas automotivos, de painéis para sistemas de informação e entretenimento automotivo.
A distribuição é baseada nos projetos Tizen, GENIVI e Yocto. O ambiente gráfico é baseado no Qt, Wayland e no projeto Weston IVI Shell. A plataforma de montagem é composta de placas QEMU, M3, Intel Minnowboard Max (Atom E38xx), TI Vayu e Raspberry Pi 3.
Como parte de nossa versão UCB 7.0, estamos lançando novas APIs de reconhecimento de fala que permitem que provedores de aplicativos integrem facilmente recursos de fala em seus aplicativos, disse Dan Cauchy, diretor executivo da Automotive Grade Linux na Linux Foundation. Porém, o que é realmente único aqui é que os desenvolvedores de aplicativos podem ativar seus aplicativos independentemente do provedor de tecnologia de fala subjacente. Isso deve realmente simplificar o processo de desenvolvimento e nos aproximar do nosso objetivo de habilitar a fala em todos os aplicativos do veículo, diz o anúncio.
Desenvolvida através de um esforço conjunto de dezenas de empresas associadas, a Base de Código Unificada da AGL (UCB) é uma plataforma de software de código aberto que pode servir como padrão de fato para as aplicações de infotainment, telemática e cluster de instrumentos. Compartilhar uma única plataforma de software em toda a indústria reduz a fragmentação e acelera o tempo de entrada no mercado, incentivando o crescimento de um ecossistema global de desenvolvedores e provedores de aplicativos que podem criar um produto uma vez e fazê-lo funcionar para várias montadoras.
O AGL UCB 7.0 inclui uma estrutura de sistema operacional, middleware e aplicativo. Os principais recursos são:
- APIs de reconhecimento de fala de código aberto;
- Perfis de dispositivos para telemática e cluster de instrumentos;
- Web App Manager (WAM) portado do WebOS Open Source Edition (OSE) e aplicativos de demonstração disponíveis para download;
- A camada Core AGL Service pode ser construída autônoma;
- Aplicações de referência, incluindo media player, sintonizador, navegação, navegador da web, Bluetooth, Wi-Fi, controle HVAC, mixer de áudio e controles de veículo;
- Integração com exibição simultânea no sistema IVI e no painel de instrumentos;
- Vários recursos de exibição, incluindo entretenimento no assento traseiro
- Ampla gama de suporte a placas de hardware, incluindo Renesas, Qualcomm Technologies, Intel, Texas Instruments, NXP e Raspberry Pi;
- Kit de desenvolvimento de software (SDK) com modelos de aplicativos;
- SmartDeviceLink pronto para fácil integração e acesso a aplicativos de smartphones (fabricantes de automóveis também podem optar por integrar Apple CarPlay ou Android Auto no topo da plataforma AGL);
- APIs de serviços de aplicativos para navegação, reconhecimento de voz, bluetooth, áudio, sintonizador e sinalização CAN;
- Recursos de Near Field Communication (NFC) e gerenciamento de identidades, incluindo suporte multilíngüe
- Capacidades de atualização Over-The-Air (OTA);
- Estruturas de segurança com controle de acesso baseado em função.
Operação por comandos de voz
O suporte para controle de voz e uso em aplicativos da Web foi adicionado ao HVAC (controle de ar condicionado) e às APIs de telefonia.
O SmartDeviceLink foi adicionado nesta versão para vincular aplicativos executados em smartphones com sistemas de infoentretenimento veiculares.
A tecnologia permite que você organize a interação com aplicações móveis (compatível com Apple e Android Auto carplay) por interfaces padrão para carros, como uma tela sensível ao toque no console, um sistema de reconhecimento de comandos de voz e botões e manipuladores adicionais.
Aplicativos da Web
Os perfis de dispositivos adicionais para telemática, painéis de controle e um componente para gerenciar o ciclo de vida de aplicativos da Web O WAM (Web Application Manager) é integrado à estrutura de aplicativos AGL e permite que você execute aplicativos da Web como programas nativos.
A camada para o lançamento de aplicativos da Web é baseada no mecanismo Chromium, que oferece um conjunto de aplicativos da Web de demonstração para download.
O conjunto de aplicações de referência foi atualizado, incluindo um reprodutor de mídia, um sintonizador, um sistema de navegação, um navegador, interfaces para configurar Bluetooth, WiFi e HVAC , um mixer de som e um painel para controlar os subsistemas do carro.
Uma interface foi adicionada para controlar o volume e a implementação de uma placa de som virtual (Dynamic Virtual ALSA) para o número de aplicativos de referência.
A lista completa de adições ao UCB 7.0 pode ser encontrada aqui. O código fonte dos desenvolvimentos dos projetos disponíveis é através do git.
Sobre o Automotive Grade Linux (AGL)
O Automotive Grade Linux é um projeto colaborativo de código aberto que visa acelerar o desenvolvimento e a adoção de software totalmente aberta para o carro conectado. Alavancando o poder e a força do Linux em seu núcleo, a AGL está unindo fabricantes de automóveis e empresas de tecnologia para desenvolver uma plataforma aberta que ofereça aos OEMs o controle completo da experiência do usuário para que o setor possa inovar rapidamente onde é importante. A plataforma AGL está disponível para todos e qualquer um pode participar de seu desenvolvimento. Saiba mais: https://www.automotivelinux.org/.
A comunidade global da AGL se reunirá em Tóquio, no Japão, para a Reunião bianual de todos os membros em 5 a 6 de março de 2019. Neste encontro, os membros e líderes da comunidade vão compartilhar as melhores práticas e planos futuros para o projeto.