O pessoal que mantém o Proton como o Wine da Valve para uso pelo Steam Play para rodar jogos do Windows no Linux acaba de lançar o Proton 4.2-6. O Proton 4.2-6 permanece baseado no Wine 4.2, porém com esta nova atualização continua a tendência de melhorar o suporte do Steam Networking API. O mais recente desenvolvedor do trabalho da Steam Networking API está corrigindo a funcionalidade multiplayer do A Hat In Time. Assim, o Proton 4.2-6 traz reconstrução do DXVK 1.2.1 e FAudio atualizado.
Características do Proton 4.2-6 que traz reconstrução do DXVK 1.2.1 e FAudio atualizado
- A atualização do Proton 4.2-6 também recria o DXVK 1.2.1 sob uma nova versão do compilador que deve ajudar particularmente com jogos de 32 bits com melhor desempenho;
- o FAudio 19.06 agora está incluído com suas últimas adições;
- correções para jogos em locais diferentes do inglês;
- controle rumble está trabalhando para mais jogos;
- e também há melhorias na renderização de fontes.
Essas são as mudanças oficiais como parte da Atualização do Proton 4.2-6.
Driver de decodificação de vídeo amlogic revisado pela 9ª vez para o kernel do Linux
Voltando ao ano passado, assistimos ao progresso de um driver de decodificação de vídeo Amlogic de código aberto voltado para os chipsets Amlogic GXBB/GXL/GXM. Esse driver ainda precisa ser finalizado, poré agora está em sua nona rodada de revisão pública.
Maxime Jourdan, do BayLibre, continua a trabalhar neste decodificador de vídeo Amlogic, que atualmente ainda suporta apenas os formatos MPEG-1/MPEG-2, mas com planos para MPEG-4, H.264, HEVC e até mesmo VP9 no futuro.
Esta nona rodada de trabalho inclui mais correções e limpezas de código desse driver de decodificação de vídeo. Portanto, a atividade parece estar se estabilizando. Então talvez com o próximo ciclo do Linux 5.3 nós finalmente veremos esse último driver de decodificação de vídeo fundido.
Da mesma forma, quem estiver interessado em saber mais podem fazê-lo a partir desta série de patches.