Depois de ter sido atropelado por atrasos nas últimas semanas, o Qt 5.13 está sendo lançado como a última grande atualização do kit de ferramentas Qt5. Este nada mais é que um passo importante rumo ao desenvolvimento do Qt 6.0 no final de 2020. Portanto, o Qt 5.13 foi lançado com o glTF 2.0.
Características do Qt 5.13 que foi lançado com glTF 2.0
- Há muitas melhorias em termos de os recursos do Qt 5.13 com suporte a ativos glTF 2.0 para importação no Qt 3D;
- suporte de animação Lottie agora suportado nativamente;
- novo suporte de protocolo dentro do Qt Wayland;
- Qt WebEngine foi re-baseado em uma versão mais recente do Chromium;
- melhorias de reprodução Qt Multimedia;
- suporte de diálogo de arquivo nativo no Android;
- atualizações para as ligações da API do Qt Python;
- o suporte ao WebAssembly continua tomando forma;
- e o QtCoAp é um novo módulo.
Mais detalhes sobre a versão atual do Qt 5.13.0 podem ser encontrados através do Blog do Qt.
Para o Qt 5.13, também nos concentramos em nossas ferramentas que tornam o design, o desenvolvimento e a implantação de software com o Qt mais eficiente para designers e desenvolvedores. Vamos dar uma olhada em alguns dos destaques do Qt 5.13, bem como algumas das atualizações no lado das ferramentas.
Qt para o WebAssembly
O Qt for WebAssembly permite que você crie aplicativos Qt para navegadores da Web e agora é totalmente suportado. O Qt for WebAssembly usa o Emscripten para compilar aplicativos Qt para um servidor da Web, permitindo que você execute aplicativos nativos em qualquer navegador que suporte o WebAssembly sem exigir uma instalação do lado do cliente. O Qt está definindo o ritmo para o desenvolvimento de C ++ para o WebAssembly e o Google usou recentemente o Qt como um exemplo de como executar aplicativos C ++ no navegador no evento Google I/O ’19. Você pode dar uma olhada no vídeo.
O Qt 5.14 entretanto é o próximo a ser lançado no final do ano, Qt 5.15 para este período do ano que vem, e então potencialmente verá o Qt 6.0 até o final de 2020.