Balint Reczey, da Canonical, anunciou a adição de um novo pacote ubuntu-wsl que será instalado por padrão quando rodar o Ubuntu no Windows Subsystem for Linux (WSL) da Microsoft. Assim, o objetivo é proporcionar uma melhor integração. Portanto, o Ubuntu-WSL oferece melhor integração.
Ubuntu-WSL oferece melhor integração no WSL
O Ubuntu já é a principal distribuição Linux disponível na Microsoft Store para rodar em WSL/WSL2. Com o Ubuntu-WSL, este meta-pacote irá melhorar a experiência dos usuários. No momento ubuntu-wsl puxa wslu, uma coleção de utilitários para o Windows Subsystem for Linux.
Esses utilitários facilitam a criação de um atalho para programas Linux a partir da área de trabalho do Windows 10. Além disso, possuem:
- uma ferramenta de captura de tela;
- uma ferramenta para acessar variáveis de ambiente do Windows;
- uma implementação de navegador falsa para encaminhar solicitações da Web ao navegador padrão do Windows;
- e outros aprimoramentos de integração.
Então, qual a diferença?
O WSLU é desenvolvido separadamente do Canonical/Ubuntu e pode ser encontrado no GitHub.Do mesmo modo, funciona com várias distribuições do Linux no WSL, enquanto a Canonical o disponibilizará por padrão para o Ubuntu no WSL.
Além da WSLU, este novo meta-pacote ubuntu-wsl é considerado um alvo para mais recursos da WSL no futuro. Mais detalhes no blog de Balint.
No Ubuntu, os metapacotes coletam pacotes úteis para um propósito comum, dependendo deles e o ubuntu-wsl é o novo metapacote para coletar pacotes de integração a serem instalados em cada sistema Ubuntu WSL. Ele puxa o wslu, “Uma coleção de utilitários para o WSL” para permitir que você crie atalhos na área de trabalho do Windows
wslusc
, inicie o navegador padrão do Windowswslview
.
Na leitura relacionada, Tara Raj da Microsoft escreveu uma postagem do Medium sobre mais informações de segundo plano no Linux/WSL para Windows.