O Google Play Services é uma bênção e uma maldição. Ao longo dos anos, o software tornou-se o motor essencial que impulsiona os dispositivos Android. Assim, são muitas APIs antigas do sistema sendo transferidas para o software abrangente. No entanto, notificações push, operações em segundo plano, funcionalidade rápida de GPS e muito mais são agrupadas no aplicativo. Porém, o Google Play Services está afetando a bateria dos nossos smartphones.
Infelizmente, isso significa que qualquer bug com o Google Play Services afeta a bateria de quase todos os dispositivos que executam uma versão do Android sancionada pelo Google. Tal bug surgiu com a mais recente atualização para a versão número 18.3.82. Esta produz a bateria de espera, independentemente do telefone que você está usando.
Nos últimos dias, vários relatórios de usuários com todos os tipos de dispositivos e versões do Android dizendo que a bateria começou a drenar muito sem que eles usassem seus telefones mais do que o normal. Para ver se você é afetado, acesse as estatísticas de bateria do dispositivo e ative “Mostrar uso total do dispositivo“, localizado no menu de três pontos no canto superior direito do Android da Stock (para versões personalizadas do SO, talvez seja necessário usar uma abordagem similar, mas diferente).
18.3.82 OnePlus5T updated os pic.twitter.com/GubbzhkhLj
— Roberto Chiaveri (@robertochiaveri) August 9, 2019
Contudo, se você vir o Play Services e seu gráfico estiver diminuindo rapidamente, é sinal de alerta. Se isso ocorrer mesmo quando não estiver usando o dispositivo ativamente, é provável que você tenha recebido a atualização incorreta.
Yup, happen on my @essential running #AndroidQ pic.twitter.com/GKhfOOrUjW
— George Ramirez (@abeerdedgeek) August 9, 2019
Esperamos que o Google esteja ciente do bug e esteja trabalhando em uma correção.
Solução temporária para o Google Play Services
Embora, as soluções temporárias são rebaixadas para uma versão mais antiga do Play Services (embora seja atualizada automaticamente em algum momento) ou tentar limpar o armazenamento e o cache do aplicativo. Por outro lado, Você também pode testar a versão beta, disponível inscrevendo-se na Play Store ou fazendo o download do APK Mirror.
Portanto, isso parece resolver o problema, mas lembre-se que o software beta é geralmente menos estável.
Via: AndroidPolice