Enquanto a maioria dos grandes fornecedores de hardware tem adotado o LVFS + Fwupd para atualização de firmware no Linux, o fabricante do PC Linux, System76, tem se afastado deste grupo por várias razões. Agora, eles anunciaram o novo projeto do Firmware Manager que preenche a lacuna entre a falta de suporte ao LVFS e o próprio serviço de firmware hospedado. É que o System76 revela projeto de gerenciador para atualizar firmware.
A empresa tem executado o seu próprio Serviço de Firmware System76 como uma alternativa ao Fwupd. Portanto, agora eles introduziram um novo projeto do Firmware Manager. Ele suporta a atualização tanto do LVFS quanto dos serviços do System76-Firmware.
System76 revela projeto de gerenciador para atualizar firmware
O projeto Firmware Manager é baseado em GTK, compatível com Wayland e atende a usuários de seu sistema operacional Pop! _OS, Porém, da mesma forma, também serve para outras distribuições Linux baseadas em Ubuntu/Debian.
Um de seus problemas contínuos com o Fwupd era que ele estava ligado ao GNOME Software ou ao KDE Discover, enquanto eles queriam seu próprio aplicativo GTK independente para gerenciar o firmware separado dos programas de “loja de aplicativos” específicos da área de trabalho. No Pop! _OS, o Firmware Manager está integrado nas Configurações do GNOME sob um novo painel.
O System76 Firmware Manager é escrito na linguagem de programação Rust. Além disso, a empresa está aberta para a comunidade escrevendo outros front-ends não-GTK para ele. Mais detalhes sobre seus esforços de gerenciamento de firmware por meio desta postagem do blog.