Ao iniciar o Open Source Summit, que retornou a San Diego, a Linux Foundation anunciou a formação do Confidential Computing Consortium em colaboração com a Intel e outras empresas. O lote inicial de empresas que formam o Consórcio de Computação Confidencial inclui o Alibaba, o Arm, o Baidu, o Google Cloud, a IBM, a Intel, a Microsoft, a Red Hat, a Swisscom e a Tencent. Assim, a Linux Foundation, Intel e outras empresas formam Consórcio de Computação Confidencial.
The Linux Foundation, Intel e outras empresas formam Consórcio de Computação Confidencial
Esse consórcio se concentrará em fornecer maior transparência e controle sobre os dados do usuário, reduzir a exposição a dados confidenciais e outras proteções por meio de ferramentas de código aberto e avanços de hardware em ambientes de execução confiáveis.
O Consórcio de Computação Confidencial adotará TEEs (Trusted Execution Environments) em particular com o kit de desenvolvimento SGX (Software Extensions), Open Enclave SDK da Microsoft para TEEs e Red Hat Enarx para suporte a TEE com independência de hardware.
O novo site de projetos do Consórcio de Computação Confidencial hospedado pela Linux Foundation é ConfidentialComputing.io.
Mais informações sobre o consórcio
A computação confidencial permitirá que os dados criptografados sejam processados ??na memória sem expô-los ao resto do sistema. Sendo assim, reduz a exposição de dados confidenciais e dá maior controle e transparência aos usuários.
O trabalho mais antigo em tecnologias que têm a capacidade de transformar um setor é feito frequentemente em colaboração em toda a indústria e com tecnologias de código aberto, disse Jim Zemlin, diretor executivo da The Linux Foundation. O Confidential Computing Consortium é um indicador importante do que está por vir para segurança em computação e ajudará a definir e construir tecnologias abertas para suportar essa infra-estrutura de confiança para dados em uso.
O Confidential Computing Consortium reunirá fornecedores de hardware, provedores de nuvem, desenvolvedores, especialistas em open source e acadêmicos para acelerar o mercado de computação confidencial; influenciar normas técnicas e regulamentares; e construir ferramentas de código aberto que forneçam o ambiente certo para o desenvolvimento do TEE. A organização também apoiará iniciativas de divulgação e educação do setor.
Comentários adicionais também estão disponíveis no comunicado de imprensa da LF e nos comentários da Intel sobre este novo consórcio para computação confidencial.