Desde o lançamento do Python 3.0, a Python Software Foundation começou a fazer recomendações aos desenvolvedores para abandonar as versões anteriores da linguagem de programação. A ordem é usar a versão mais recente. Assim, a Python Software Foundation anuncia a data final do suporte ao Python 2.
Sunsetting Python 2 – January 1, 2020, will be the day that Python 2 is sunsetted. That means that it will not be improved after that day, even if someone finds a security problem in it. You should upgrade to Python 3 as soon as you can. https://t.co/OOh84Fxx7K
— Python Software (@ThePSF) September 12, 2019
Em março passado, Guido van Rossum, criador e líder do projeto da linguagem de programação Python, anunciou que o suporte à versão 2.7 do Python terminará em 1º de janeiro de 2020. Após esse prazo, o Python 2.7 não será mais beneficiado por nenhuma atualização, mesmo para patches de segurança.
Este é um ultimato para desenvolvedores que evitam migrar para o Python 3, embora ainda seja possível para desenvolvedores independentes usar o Python 2.7 para garantir a continuidade. No entanto, para Guido van Rossum, não será mais necessário esperar que ele e sua equipe façam atualizações ou mesmo decisões relacionadas ao desenvolvimento do Python 2.7.
Após o anúncio de Guido van Rossum, era quase certo um anúncio mais formal seria feito no mesmo endereço.
E foi assim que a Python Software Foundation (PSF) Python Software Foundation anuncia a data final do suporte ao Python 2:
1º de janeiro de 2020 seria o dia em que o Python terminará. Isso significa que não o melhoraremos depois desse dia, mesmo se alguém tiver um problema de segurança. Deve ir para o Python 3 o mais rápido possível.
Lançamos o Python 2.0 em 2000. Alguns anos depois, percebemos que precisávamos fazer grandes mudanças para melhorar o Python. Então, em 2006, começamos o Python 3.0. Muitas pessoas não foram atualizadas e não queríamos prejudicá-las. Portanto, por muitos anos, continuamos a melhorar e publicar o Python 2 e o Python 3.
No anúncio, eles mencionam que há muitas coisas que o Python 2 não pode trabalhar. Isso se tomarmos como referência o que o Python 3 faz. Além disso, os desenvolvedores precisam dividir os esforços para continuar com o suporte ao Python 2 e 3 quando é melhor ter apenas uma versão para focar.
Voluntários
Lembramos que a Python Software Foundation é composta por voluntários para promover, proteger e apoiar o avanço da linguagem de programação Python, além de apoiar e facilitar o crescimento da comunidade internacional de desenvolvedores Python.
Segundo a Fundação, essa decisão foi tomada para ajudar os usuários do Python. A versão 2.0 surgiu no ano 2000, portanto, deve durar nada menos que vinte anos. Já o Python 3.0 apareceu em 2006.
Muitas pessoas não atualizaram e não queríamos prejudicá-las. Portanto, por muitos anos, continuamos a melhorar e publicar o Python 2 e o Python 3. Porém, isso dificulta a melhoria do Python. Existem melhorias que o Python 2 não pode manipular. E temos menos tempo para melhorar e acelerar o Python 3. E se muitas pessoas continuarem usando o Python 2, os voluntários do Python para o desenvolvimento de software sofrem. Eles não podem usar os novos recursos do Python 3 para melhorar as ferramentas que desenvolvem.
Não queríamos prejudicar os usuários do Python 2. Então, em 2008, anunciamos que interromperíamos o Python 2 em 2015 e pedimos às pessoas que atualizassem para o Python 2 antes dessa data.
Alguns fizeram, outros não. Então, em 2014, estendemos esse prazo até 2020. No entanto, a partir de 1º de janeiro de 2020, o PSF anuncia que o suporte ao Python 2 será encerrado.
Se continuarem na versão antiga, não terão apoio
Para as pessoas que continuarão teimosamente a usar o Python 2 após essa data, a fundação observa que, se “enfrentarem problemas de segurança catastróficos no software Python 2″, os voluntários [PSF] não ajudarão.
Alguns desses problemas começarão em 1º de janeiro. Outros problemas pioram com o tempo, alerta PSF.
Ao continuar usando o Python 3, você perderá suas chances de usar boas ferramentas, porque elas só funcionarão no Python 3 e diminuirão a velocidade do trabalho das pessoas que dependem de você e trabalham com você.
Para o software escrito em Python 2, o PSF recomenda o uso das ferramentas de portabilidade do Python 3. Alguns desenvolvedores que mudaram do Python 2 para o Python 3 afirmam que foi a transição mais fácil já feita.
Há uma biblioteca para ajudar os desenvolvedores a migrar seu código para o Python 3 e, em quase todos os casos, é possível escrever código compatível com o Python 2 e 3, diz um desenvolvedor.
Fonte: Linux Adictos