O CentOS 8.0 agora está disponível como a aguardada reconstrução da comunidade do Red Hat Enterprise Linux 8.0. Com o fim do Scientific Linux, o CentOS é a principal distribuição baseada na comunidade (embora apoiada pela Red Hat), fornecendo uma versão gratuita do Red Hat Enterprise Linux. Demorou alguns meses para sair ao mercado. A versão do RHEL 8 foi lançada em 7 de maio último. No entanto, o CentOS 8.0 agora está disponível com base no Red Hat Enterprise Linux 8. Assim, o CentOS 8.0 é lançado como versão alternativa do Red Hat Enterprise Linux 8. Porém, o CentOS 8.0 é lançado junto com o CentOS Stream.
O CentOS/RHEL 8.0 traz muitos novos recursos sobre o antigo arquivo EL7.
CentOS 8.0 é lançado junto com o CentOS Stream
A saída da distro prontinha não foi a única surpresa do dia. A Red Hat falou que está apoiando o projeto CentOS Stream. Esta é uma nova distribuição de lançamentos progressivos voltada para o futuro, destinada a desenvolvedores e usuários avançados.
O CentOS Stream é uma nova distribuição prospectiva em execução paralela ao CentOS 8 e em cooperação com a Red Hat e o Projeto CentOS.
Chris Wright, da Red Hat, escreveu sobre o CentOS Stream:
O CentOS Stream é uma distribuição para desenvolvedores que visa ajudar membros da comunidade, parceiros da Red Hat e outros a aproveitar ao máximo a inovação de código aberto em um ecossistema Linux mais estável e previsível. É um paralelo distribuição para o CentOS Linux existente, que nesta manhã assistiu ao lançamento do CentOS Linux 8.
Com efeito, o CentOS Stream é um lançamento contínuo do Red Hat Enterprise Linux. O CentOS Stream é uma plataforma de desenvolvimento upstream para desenvolvedores de ecossistemas. É um fluxo único e contínuo de conteúdo, com atualizações várias vezes ao dia, abrangendo o melhor e o mais recente da base de código RHEL. É uma visão de como será a próxima versão do RHEL, disponível para uma comunidade muito mais ampla do que apenas uma versão beta ou “prévia”.
Quanto ao seu relacionamento com o Fedora, que muitas vezes é visto como a base de última geração para o RHEL, o projeto CentOS Stream fica entre o Projeto Fedora e o RHEL no processo de desenvolvimento do RHEL, fornecendo uma “visualização contínua” dos futuros kernels do RHEL e características.
Mais detalhes através do Red Hat Blog. Para baixar o CentOS Stream e conhecer o projeto na prática,clique aqui.
O CentOS 8.0 e o CentOS Stream podem ser baixados no CentOS.org.
Via Phoronix